PLACAR

Sinner derruba Alcaraz, decide e será o número 4

Foto: China Open

Pequim (China) – O italiano Jannik Sinner obteve uma série de façanhas nesta terça-feira, ao avançar à final do ATP 500 de Pequim. Ele marcou a quarta vitória sobre o espanhol Carlos Alcaraz em sete confrontos ao anotar 7/6 (7-4) e 6/2, e com isso se tornará o segundo jogador de seu país a atingir o número 4 do ranking mundial.

Aos 22 anos, Sinner fará sua quinta final da temporada em busca do terceiro título, repetindo o sucesso em Montpellier e no Masters 1000 do Canadá, também disputados sobre quadra sintética. Sinner tem oito títulos na carreira e disputará sua 12ª final.

O adversário das 8h30 desta quarta-feira (horário de Brasília) será o russo Daniil Medvedev, que mais cedo eliminou em sets diretos o alemão Alexander Zverev. O italiano ganhou apenas três sets nos seis confrontos já feitos diante de Medvedev, tendo perdido neste ano tanto em Roterdã como em Miami.

“Estou muito satisfeito pela forma com que joguei hoje”, afirmou o italiano, ainda em quadra. “Ele teve muitos break-points e eu procurei me manter focado o tempo todo”. Para enfrentar Medvedev, ele promete novidades. “Nunca ganhei e terei de fazer alguns ajustes”.

Sinner repete o feito de Adriano Panatta, que chegou ao quarto lugar do ranking em 1976, depois de conquistar Roland Garros. O italiano também garante automaticamente sua vaga no ATP Finals de Turim.

Jogo de 60 erros
A partida foi marcada por grandes ralis de fundo de quadra e a tentativa constante de variações dos dois jogadores, mas ambos cometeram um número alto de erros não forçados. Foram 30 para cada lado nos 20 games disputados.

Alcaraz começou melhor a partida e obteve quebra logo no game inicial. Faltou pouco para não obter nova quebra, permitiu reação em seguida, mas voltou a quebrar no quinto game. Outra vez o italiano se recuperou, num momento em que o forehand do espanhol parecia descalibrado, e a definição acabou no tiebreak. Aí Sinner largou bem, fez 2-0 e abriu 4-1 e 5-2. Perdeu dois serviços e permitiu que o espanhol encostasse em 5-4, mas de novo Alcaraz não foi bem com o serviço.

Games muito longos marcaram o início do segundo set. Sinner saiu com quebra e aí precisou lutar muito para evitar dois break-poiints, num game de 15 pontos. De novo Alcaraz teve chance de empatar no quarto game, agora com 0-40, e isso se mostraria crucial. O italiano mostrou frieza e Alcaraz perdeu mais dois serviços.

Sinner agora é o tenista que mais derrotou Alcaraz até hoje, superando as três que possuem Zverev e Felix Aliassime.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE