Roma (Itália) – O reencontro entre Jannik Sinner e Francisco Cerúndolo no saibro de Roma teve final feliz para a torcida italiana. Dois anos depois da vitória argentina nas oitavas de final em 2023, o número 1 do mundo conseguiu uma revanche e avançou às quartas com vitória por 7/6 (7-2) e 6/3 em 2h17 de partida.
Sinner ainda não perdeu nenhum set neste primeiro torneio que disputa depois de ter cumprido três meses de suspensão por doping. Ele passou pelo argentino Mariano Navone na estreia e derrotou o holandês Jesper de Jong na fase seguinte. A vitória desta terça contra Cerúndolo foi a terceira em cinco jogos diante do atual 18º do ranking.
Campeão do Australian Open em janeiro, Sinner marcou sua 24ª vitória consecutiva e não perde um jogo sequer desde a final de Pequim, contra Carlos Alcaraz, no final de setembro. O jogador de 23 anos já iguala a melhor campanha da carreira em Roma, quartas de final de 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Sinner nas quartas virá da partida entre o norueguês Casper Ruud, número 7 do mundo e campeão em Madri, ou o espanhol Jaume Munar, 66º do ranking. O italiano venceu todos os três jogos que fez contra Ruud e também levou a melhor no único jogo que fez contra Munar.
Eliminado nas oitavas, Cerúndolo está com o melhor ranking da carreira aos 26 anos e vinha de duas semifinais na temporada de saibro, no ATP 500 de Munique e no Masters 1000 de Madri. O argentino buscava sua 16ª vitória contra top 10 na carreira e a quinta no ano.
Listen to the NOISE 🗣️
Rome erupts for World No. 1 @janniksin, who beats in-form Cerundolo to reach his second quarter-final in the Italian capital!#IBI25 pic.twitter.com/cWt4VfDEpl
— Tennis TV (@TennisTV) May 13, 2025
Equilíbrio na partida e atendimento no pé durante o 2º set
O equilibrado primeiro set da partida teve games longos e uma quebra para cada lado, com definição apenas no tiebreak. Cerúndolo era o jogador que buscava a definição da maioria dos pontos com o forehand, enquanto Sinner, que é um tenista agressivo e de muita potência, trabalhava um pouco mais os pontos. O argentino fez o dobro de winners na parcial, 18 a 9, mas cometeu 34 erros não-forçados contra só 14 do italiano.
No início do segundo set, Sinner recebeu atendimento para bolhas no pé direito. Mas apesar do desconforto, o italiano abriu grande vantagem na parcial. Com duas quebras a favor, saiu vencendo por 5/1.
Ainda que Cerúndolo tenha encostado no placar, depois de devolver uma das quebras e salvar dois match-points, a diferença estabelecida pelo número 1 do mundo foi segura possibilitou uma nova chance de sacar para o jogo. O último game da partida teve oito minutos e Sinner ainda escapou de mais duas chances de quebra antes de definir a vitória. Cerúndolo fez mais winners na partida, 29 a 17, mas cometeu 53 erros não-forçados contra 30 do italiano.
Muito consistente, salvo alguma lesão grave é tenista pra ficar no topo do ranking por bastante tempo. O Sinner não tem um jogo tão interessante para o saibro, mas fez SF de Roland Garros ano passado, olho nele.
Concordo.plenamemte
Tudo normal com o frangão de granja que continua jogando o fino do tênis. Segura o homi!
O campeão voltou!
É rapaziada ,o sinner se não tiver lesões vai bater fácil o recorde de semana no topo de djokovic, pq ele fisicamente entra em.rodas competicoes forte ,os grand slam será difícil pq ele pegou geração mãos forte ,pegou djokovic ainda e agora alcaraz mensik fils e joao fonseca draper são jogares que vão ganhar grand slam ainda,principalmente alcaraz, agora proximos 4 anos essa rapaziada nova não vai tirar ele da liderança ranking, e alcaraz fisicamente só aguenta ganhar grand slam,mais ficar liderança de ranking alcaraz não tem físico pra isso ,sinner sem lesões nesses 4 próximos anos já bate recorde de liderança no topo
Vê-se que você não entende muito do esporte. Começou a acompanhar ano passado?
Caminha firme e forte para em um futuro formar um grupo top 5 dos maiores da história junto com Federer, Nadal, Borg e Alcaraz!
Acho que o alcaraz precisa de um reviravolta grande no mental ou ganhar maturidade para ficar entre os grandes.
Ainda será muito forte no saibro e grama, mas no sintético sem condições contra o Sinner.
Hahaha, que piada esse comentário.
Terminará a carreira com 23 slam, 6 atp finals, 39 masters 1000 e 421 semanas como número 1 rs.
Esse Sinner vai continuar nadando de braçada !
Jogador difícil de ser batido. Jogo altamente técnico.
E o bom de tudo ganhou do argentino marrento e grosso!
O cara ficou 3 meses parado, volta sem perder set, e vence o Cerundolo, um dos melhores jogadores até aqui na temporada de saibro. Sinner está impossível. Nível muito acima dos demais. Vai dominar por muito tempo. E ainda muito novo. Pode chegar a números parecidos ao Big 3