Toronto (Canadá) – No encontro entre dois norte-americanos do top 10, Ben Shelton levou a melhor sobre Taylor Fritz e garantiu vaga em sua primeira final de Masters 1000, em Toronto. O atual número 7 do mundo superou o quarto colocado por 6/4 e 6/3 em 1h18 de partida. Foi sua primeira vitória contra Fritz, após uma derrota em Indian Wells há duas temporadas.
Canhoto de 22 anos, Shelton nunca havia chegado sequer a uma semifinal de Masters 1000 antes da grande campanha no Canadá. Ele tem dois títulos de ATP, o 500 de Tóquio em 2023 e o 250 de Houston no ano passado, e disputará sua quinta final da carreira e a segunda na temporada.
O adversário de Shelton na final desta quinta-feira às 20h30 (de Brasília) será o russo Karen Khachanov, ex-top 10 e atual 16º do ranking, que salvou um match-point contra o alemão Alexander Zverev, principal cabeça de chave e número 3 do mundo, e venceu com parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-4) em 2h52 de partida. O norte-americano venceu seu único duelo contra Khachanov, este ano, em Indian Wells. O russo volta a uma final de Masters 1000 sete anos depois do título de Paris em 2018.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fritz disputou sua sétima semifinal de Masters 1000 e a primeira no Canadá, onde nunca havia chegado às quartas até este ano. Ele já foi campeão de Indian Wells em 2022 e buscava sua segunda final neste nível e a 19ª no circuito da ATP, com dez títulos na carreira e dois na temporada, nas quadras de grama de Stuttgart e Eastbourne.
First Masters 1000 Final ✅
Ben Shelton breaks new ground as he beats Taylor Frtiz 6-4 6-3 💪#NBO25 pic.twitter.com/y1GPdUEWU4
— Tennis TV (@TennisTV) August 7, 2025
O início da partida teve um atraso de aproximadamente 40 minutos por causa de uma falha no sistema de marcação eletrônica. O torneio não conta com juízes de linha. E ainda que o primeiro set tenha tido games longos e oportunidades para os dois lados, a parcial teve apenas uma quebra, conquistada por Shelton já no fim da parcial. Ele teve seis break-points e salvou dois na parcial.
Em vantagem no placar, Shelton sacou muito bem no segundo set. O número 7 do mundo disparou seis aces, não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Depois de conseguir mais uma quebra e abrir 4/2, ele foi ainda mais agressivo e não deixava Fritz em posições confortáveis também do fundo de quadra. Quando já vencia por 5/3, tentou atacar as devoluções e chegou ao match-point, quando o rival cometeu uma dupla falta e quebrou a raquete. Shelton liderou a contagem de winners por 21 a 11 e cometeu 27 erros contra 22 de Fritz.
Sensacional, Ben Shelton!!! Que ganhe do Kachanov!!!
Eu não gosto desse Ben. Grita demais pra comemorar pontos. Percebe-se que os adversários ficam incomodados com isso.
Dois.
Não assisti ao jogo, mas o resultado é uma surpresa pra mim, ainda mais pelo que vem jogando o Fritz, com um primeiro serviço impecável. Na ausência dos grandes nomes ( Sinner, Alcaraz e Djokovic), pensava que ou ele, ou Zverev fossem levar o título, mas me enganei. Agora acho que Ben Shelton para no russo.
Realmente evoluindo. É um jogador muito diferente do que era há 6 meses. Tem os gritos desnecessários e super altos nos erros do adversário, o que gera certa antipatia, mas ao mesmo é intenso e de sorriso largo. Eu, particularmente, não acho que possa ou tenha nível de top5, mas pode se estabelecer no top10, para o que vai precisar de uma consistência boa no ano todo. Parabéns pelo evolução.
Que calendário chulo! O torneio parecia não acabar, uma final numa quinta-feira, e um outro Master 1000 começando no mesmo dia.
Verdade. Este calendário está muito ruim. Esses Masters de 2 semanas não pegou. Não gostei e parece que maioria dos atletas também não
Shelton pode ultrapassar Djokovic e pular para 6º do mundo em caso de título
Como é isso?
Hoje, quinta-feira e já temos os dois finalistas definidos, para domingo ainda?
Ou a final será antes?
A final já ocorre hoje. Uma coisa bem estranha.