Paris (França) – A rodada de domingo, que abriu a edição de 2025 de Roland Garros, terminou com duas batalhas de cinco sets, a mais importante delas na quadra Philippe Chatrier, onde o norte-americano Ben Shelton precisou de 3h31 para derrotar o italiano Lorenzo Sonego em partia de duas viradas, selando a vitória com o placar final de 6/4, 4/6, 3/6, 6/2 e 6/3.
Cabeça de chave 31, o canhoto norte-americano ainda não sabe quem será seu próximo adversário na competição, mas já sabe que será um francês, já que espera pelo vencedor do duelo 100% local entre Hugo Gaston e o quali Ulisses Blanchet.
O derradeiro confronto do domingo, fechando o dia no complexo parisiense, teve a vitória do português Nuno Borges na quadra 6, derrubando o francês vindo do quali Kyrian Jacquet em uma virada após perder os dois primeiros sets, triunfando com o placar final de 3/6, 6/7 (3-7), 6/4, 6/3 e 6/3,depois de 3h34 de disputa.
Na segunda rodada, o português de 28 anos e atual 41 do mundo terá pela frente o vencedor do embate entre o norueguês Casper Ruud, sétimo mais bem cotado ao título, e o experiente espanhol Albert Ramos, que veio do qualificatório.
O mais rápido e o mais demorado
Além destes dois longos duelos no fim da jornada, o domingo teve outra maratona de cinco sets. No jogo mais demorado do dia, o lucky-loser Daniel Galan superou o convidado da casa Valentin Royer com parciais de 7/6 (8-6), 6/3, 3/6, 6/7(4-7) e 7/5 e vai desafiar o italiano Lorenzo Musetti na segunda rodada.
Em oposição às batalhas duradouras, o tenista da casa Quentin Halys teve a vitória mais rápida do dia, contando com a desistência do tcheco Tomas Machac, cabeça de chave 21,quando vencia por 7/6 (7-4) e 4/1, ficando apenas 66 minutos em quadra na sua estreia em Roland Garros. Ele espera agora por Miomir Kecmanovic ou Sebastian Baez.