Stuttgart (Alemanha) – Ex-número 4 do mundo, a alemã Anke Huber atualmente é a diretora do WTA 500 de Stuttgart. Em entrevista ao Eurosport, ela colocou a bielorrussa Aryna Sabalenka ao lado da polonesa Iga Swiatek como principais favoritas ao título e ainda destacou bastante o momento da atual número 1 do mundo, apostando em seu domínio durante toda a temporada
“Na minha opinião, Aryna estará no topo durante toda a temporada. Ela é simplesmente a mais consistente. Atrás delas, dou ótima nota a jogadoras como Mirra Andreeva e Jessica Pegula. Coco Gauff também é uma delas. Ela treinou muito na Europa e também pode brilhar no saibro, embora seus resultados não tenham sido tão bons ultimamente”, analisou a alemã.
“Em geral, acredito que Sabalenka continuará dominante este ano e nenhuma desafiante tem chance real de destroná-la”, garantiu Huber, que colocou a bielorrussa entre as favoritas em Stuttgart. “Não há uma vencedora garantida no torneio que temos em Stuttgart, mas é claro que Aryna é a favorita, junto com Iga Swiatek”, opinou a diretora.
Huber acredita que Swiatek superou bem os contratempos da suspensão por doping e de um ataque verbal de um espectador em Miami. “O time está bem relaxado, mais do que nos anos anteriores. Iga está mais aberta e causa uma impressão muito positiva. Eu a vi treinando aqui por alguns minutos, mas não consigo avaliar o quão bem ela joga”, analisou.
Concordo com a alemã. Acho que as melhores do mundo no momento são mesmo a Sabalenka e a Iga. Com Pegula e Keys próximas ao nível delas. Mas acho que o maior perigo para ambas vem da Rússia: Mirra Andreeva.
Obs.: Gauff também está no páreo para os grandes títulos, penso eu.
Eu acredito muito na ascensão da jovem Emma Navarro que teve uma evolução enorme de 2024 para 2025… Em 2024 Navarro perdia “facil” para Beatriz Hadadd, agora em 2025, Navarro mostrou grande evolução em todo o seu jogo e simplesmente atropelou a Bia em 6/3 6/0, mostrando grande evolução com um jogo agressivo, consistente, concentração do início ao fim… Então, vejo Emma Navarro em uma curva ascendente na carreira em nítida evolução, com um bom potencial de crescimento…
Existe uma dificuldade, Sabalenka em 2024 não ganhou nenhum título no saibro, teve boas vitórias, mas título que é bom, nenhum.
Colocar Sabalenka como favorita num torneio de saibro, é algo arriscado.
A polonesa é favorita.
O povo odeia a Iga meu amigo.
O motivo é porque ela não é engraçadinha nem faz dancinha no Tik Tok.
Aí ficam endeusando a Sabalenka mas, na real, ainda está longe de ser melhor que a Iga.
Como número 1 do mundo, ela vai ter que ficar 02 anos ainda para no mínimo empatar com polonesa.
Em títulos, perde também.
Vitórias, idem.
Então….
Se tudo acontecer dentro da normalidade, ela atravessa o ano na liderança, com alguém encostando em outubro/novembro.
Sabalenka domina as quadras rapidas, enquanto Iga domina as quadras lentas – especialmente no saibro. São características de jogo bem distintas que favorecem -respectivamente- o golpe reto e veloz ou com com muito topspin. Os estilos das duas melhores são muito diferentes, tanto dentro quanto fora da quadra. As duas são excelentes campeãs e tomara que briguem pelo número 1 no fim do ano.