Londres (Inglaterra) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Liudmila Samsonova disputará as quartas de final de um Grand Slam. A russa de 26 anos e 19ª do ranking usou de seu estilo de jogo agressivo e bem apropriado para a grama de Wimbledon para vencer a espanhola Jessica Bouzas, 62ª do ranking, por duplo 7/5 em 1h43 de partida.
Samsonova já havia parado quatro vezes nas oitavas de Grand Slam, uma delas em Wimbledon em 2021. Jogadora de 1,82m e com um bom saque e golpes retos e potentes do fundo de quadra, a russa já tem dois títulos na grama, o WTA 500 de Berlim em 2021 e o 250 de ‘s-Hertogenbosch no ano pasasdo.
Grande parte da formação de Samsonova como tenista foi na Itália, país que ela chegou a defender quando era juvenil e nos primeiros anos da carreira profissional. Até hoje, tem um treinador italiano, Danilo Pizzorno. A russa está subindo duas posições no ranking, mas pode voltar ao top 15 se vencer mais uma.
Onto the next ➡️
Liudmila Samsonova advances to the quarter-finals of #Wimbledon after a 7-5, 7-5 victory over Jessica Bouzas Maneiro on No.2 Court ⚡️
Still yet to drop a set at The Championships 2025 👀 pic.twitter.com/0nin6byfnZ
— Wimbledon (@Wimbledon) July 7, 2025
A adversária de Samsonova nas quartas de final pode ser a polonesa Iga Swiatek, número 4 do mundo, ou a dinamarquesa Clara Tauson, 22ª do ranking. Ela perdeu os quatro jogos que fez contra Swiatek e os dois contra Tauson.
Samsonova salvou dois set-points na primeira parcial, quando perdia por 5/4, mas conseguiu se impor na reta final do set para vencer três games seguidos. Já o segundo set teve apenas uma quebra, com a russa salvando seis break-points e aproveitando a chance no último game da partida.
Samsonova é a 19ª no ranking, imediatamente à frente da Bia,deve subir e se distanciar