PLACAR

Samsonova batalha por 3h e derruba Sabalenka

Foto: Jimmie48/WTA

Montréal (Canadá) – No encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e de muita potência nos golpes, Liudmila Samsonova surpreendeu Aryna Sabalenka e avançou às quartas de final do WTA 1000 de Montréal. A atual 18ª do ranking ficou em quadra por 2h55 para vencer a número 2 do mundo por 7/6 (7-2), 4/6 e 6/3.

Samsonova, de 24 anos, terá uma rodada dupla nesta sexta-feira no Canadá. Ela volta a atuar às 20h (de Brasília) contra a suíça Belinda Bencic, que também ficou em quadra por 3h, superando a tcheca Petra Kvitova por 6/7 (3-7), 6/3 e 6/1. Os dois jogos das oitavas foram adiados na última quinta-feira, por conta das seis horas de paralisação por chuva na programação.

Esta foi a quarta vitória de Samsonova contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. Além disso, ela superou Sabalenka pela segunda vez, repetindo o resultado do ano passado em Guadalajara.

Em um primeiro set inteiramente sem quebras, Samsonova teve que salvar quatro break-points e não vinha tendo chances de ameaçar os games de saque de Sabalenka. Ela só conseguiu passar à frente no tiebreak, quando conseguiu fazer seis pontos seguidos. A russa perdia por 2-1, deu uma ótima devolução e ainda contou com uma dupla falta da rival para virar para 3-2. Pouco depois, definiu o set com uma excelente curtinha.

As sacadoras continuaram prevalecendo na segunda parcial, até que Sabalenka finalmente conseguisse uma quebra para fazer 3/2. Mesmo enfrentando alguns games longos na reta final do set, a vice-líder do ranking escapou de três break-points e conseguiu fechar o set.

A reação de uma jogadora mais experiente não abalou a confiança de Samsonova, que começou o terceiro set escapando de um 15-40 e logo depois conseguiu a quebra. Ela liderou por 4/1, perdeu o saque, mas recuperou a vantagem. Sabalenka fez três duplas faltas no mesmo game. Sacando para o jogo, a russa salvou mais um break-point, e novamente executou uma ótima curtinha para fechar o jogo.

Samsonova liderou a contagem de winners por 44 a 32 e cometeu 43 erros contra 38. A partida teve quatro quebras de serviço, duas para cada lado, sendo que Sabalenka teve 13 break-points. A bielorrussa fez 13 aces e 11 duplas faltas. Já a russa fez 8 aces e 9 duplas faltas.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE