Campinas (SP) – Três brasileiros estrearam com vitória na chave principal do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, ATP Challenger 100 disputado nas quadras de saibro da Sociedade Hípica. A rodada desta terça-feira começou com vitórias para os paulistas Pedro Sakamoto e Matheus Pucinelli e também para o catarinense Karue Sell.
A vitória de Sakamoto foi a mais expressiva. O experiente paulista de 31 anos e 273º do ranking superou o argentino Federico Gomez, cabeça 6 do evento e 157º do mundo, por 6/3 e 6/2. Foi a segunda vez que ele superou Gomez, repetindo o resultado da última semana em Villa Maria.
“Comecei com dificuldade, mas ele não aproveitou as chances que teve. Fui me encontrando melhor na quadra, comecei a devolver o saque dele e, com o passar do jogo, fiquei mais solto, enquanto ele caiu bastante”, avaliou Sakamoto, que está apenas duas posições abaixo do melhor ranking da carreira, alcançado no início de setembro, mas tem 25 pontos a defender nesta semana. Com os resultados de momento, está somando 7 pontos. Seu próximo rival é o peruano Juan Pablo Varillas, 187º do mundo e vencedor dos três duelos anteriores entre eles.
Em sua cidade natal, Pucinelli contou com a torcida
Pucinelli, que é natural de Campinas e vinha de duas vitórias no quali, eliminou o paraguaio de 20 anos e 238º do mundo Daniel Vallejo por 6/4 e 6/0. O paulista de 23 anos e 338º do do ranking marcou a segunda vitória em três jogos contra Vallejo. Ele pode enfrentar o também campineiro Felipe Meligeni ou o chileno Tomás Barrios Vera.
“Foi bem difícil, especialmente no primeiro set, em que saí atrás. Mas fiquei firme, foi uma luta mental, ainda mais com o calor. O físico a gente aguenta, mas o mental faz muita diferença. Comecei a sacar melhor e fui mais agressivo no segundo set. A torcida ajudou muito e espero que continue vindo”, disse o tenista da casa.
Sell venceu duelo nacional
Também vindo do quali, Karue Sell levou a melhor no duelo nacional contra Daniel Dutra da Silva. O catarinense de 30 anos e 275º do ranking venceu o convidado paulista, canhoto de 36 anos e 339º colocado, por 7/5 e 6/3. Seu próximo rival pode ser Gustavo Heide ou o argentino Camilo Carabelli, cabeça de chave 4.
“Não sei como ganhei o primeiro set. Ele abriu 3/0, 0/40, acertando tudo. Sobrevivi àquele game e o jogo virou. Foi uma partida de muitos altos e baixos, com muita troca de bola. Contra o Daniel, você já entra sabendo que será uma batalha física. Estamos no fim da temporada, o gás está acabando e a saudade de casa é grande, mas quero entrar no quali da Austrália e para isso preciso somar pontos nesses torneios”, explicou Sell.
A 14ª edição do ATP Challenger 100 de Campinas é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Esfera Santander, Kia – Carro Oficial, VIVO, EMS Farmacêutica, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Costa do Sauípe Resorts, Trinity, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, Eletromidia e Placar Grama Sintética. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial do ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.
Vamos brazucas
Sabias que esse termo é pejorativo e preconceituoso, usado pelos portugueses para discriminar os brasileiros lá em Portugal?
No fim das contas os 3 convidados perderam na R1
Sell e Pucinelli que precisaram enfrentar o quali estão na R2
Durante toda partida o Sell parecia que ganharia mais rápido
Se complicou em alguns momentos
Semana a semana batendo MR
Impressionante e rápida ascensão
E belas palavras do Sell, quero entrar para o quali do AO, então preciso somar pontos, está de parabéns pelo pensamento grande e objetivo.
Excelentes vitórias. Apesar do maior tempo e mais rodagem no saibro do Daniel Silva, Karue Sell vem em um ano mellhor e eu já esperava sua vitória. Sakamoto e Pucinelli não eram favoritos e mandaram muito bem. Saka vencendo pela segunda semana seguinte argentino TOP200, que já venceu Challengers este ano. E o Pucinelli atropelou o paraguaio next gen que também já venceu Challenger este ano. Ótimas vitórias. Torcendo para o Meligeni e Heide surpreenderem também, porque terão jogos difícilimos.
Que surpresas boas hoje Sakamoto e Puccinelli. Precisam buscar consistência pra no mínimo buscar quartas e semis desses torneios. São jogadores pra estarem 250 abaixo no ranking e usufruindo de qualis de slams. Sell fez o esperado dele devido a ótima temporada que está fazendo. E
Torneio complicado,mas o importante é seguir vencendo e superando os adversários.
Justiça feita com os que deveriam ter recebido WC do torneio.
é verdade colega. esses convites foram absurdos.
Meligeni acabou de ser varrido. 6×1, 6×1 pro Barrios Vera
Parabéns guerreiros,o convite que Daniel Dutra da Silva também foi um desperdício, melhor seria ter convidado o Pedro Rodrigues,espero que no Challenger de Curitiba não cometam o mesmo erro
Concordo, Pedro Rodrigues, ou o Schiessel, que é paranaense, e se não me engano, daqui de Curitiba mesmo. Sou de Curitiba tbem.
A decepção veio com o Heide, muito apático, errando bolas fáceis, contraum adversário fraco e mesmo assim perdeu. Parece que não vai decolar nunca.