Brisbane (Austrália) – A semana de Aryna Sabalenka no WTA 500 de Brisbane segue com vitórias bastante tranquilas. Principal cabeça de chave do torneio, a atual número 2 do mundo ainda não perdeu sets no torneio e cedeu apenas nove games no caminho até a semifinal. Sabalenka superou nesta sexta-feira a russa Daria Kasatkina, 18ª do ranking, por 6/1 e 6/4 em 1h25 de partida.
Esta foi a sexta vitória de Sabalenka em oito jogos contra Kasatkina no circuito e a terceira consecutiva, depois de duas vitórias no ano passado, em Cincinnati e também no US Open. O triunfo mais recente de Kasatkina foi no WTA de San Jose em 2022.
Aryna + Australia = W@SabalenkaA racks up a 14th straight win down under dispatching Kasatkina 6-1, 6-4 to reach the final four.#BrisbaneTennis pic.twitter.com/rjGzm4fEMu
— wta (@WTA) January 5, 2024
Na semifinal deste sábado, a bielorrussa enfrentará sua compatriota Victoria Azarenka, atual 23ª do mundo. As duas ex-líderes do ranking já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias de Sabalenka no circuito. Elas não se enfrentam desde 2021, em Montréal. A outra semifinal terá a cazaque Elena Rybakina e a jovem tcheca de 19 anos Linda Noskova.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Sabalenka tem 13 títulos no circuito da WTA e busca sua 25ª final na carreira. Invicta há 14 jogos em solo australiano, ela defende nesta semana os pontos da conquista do 500 de Adelaide 1 na primeira semana do ano passado. A cidade de Brisbane volta ao calendário regular da WTA nesta temporada, depois de ter sido palco de jogos da ATP Cup e United Cup nos últimos anos. Azarenka é bicampeã em Brisbane, em 2009 e 2016 e tem 23 títulos na carreira.
File under wow moment for @SabalenkaA 😍#BrisbaneTennis pic.twitter.com/pgBCuxhjdM
— wta (@WTA) January 5, 2024
O primeiro set da partida foi amplamente dominado por Sabalenka, que colocou pressão constante sobre os games de saque de Kasatkina e não permitiu à rival confirmar o serviço nenhuma vez. Ela chegou a sofrer uma quebra, mas isso aconteceu no momento em que já liderava por 2/0, ficando o tempo todo à frente no placar.
Depois de ter cometido cinco duplas faltas no set inicial e ter muita dificuldade para colocar o primeiro serviço em quadra, Kasatkina melhorou o desempenho no segundo set. A parcial foi muito mais equilibrada, mas Sabalenka soube aproveitar a chance de quebra e escapou de três break-points para abrir 4/2 no placar e sustentar a liderança no placar até o fim do jogo. A número 2 do mundo fez 29 a 7 nos winners e cometeu 19 erros contra 11 da rival.