Nova York (EUA) – Depois de dois vice-campeonatos e uma semifinal, a bielorrussa Aryna Sabalenka evitou passar em branco nos Grand Slam e fechou a temporada dos quatro principais torneios do ano com um título. Neste sábado, ela controlou o ímpeto da norte-americana Amanda Anisimova e venceu a partida em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3).
Além de defender o título conquistado ano passado em Nova York, a bielorrussa também sai do torneio com a manutenção da liderança do ranking garantida, algo que já havia assegurado quando chegou às quartas. Sabalenka defende assim pela segunda vez um Slam, repetindo o que fez no Australian Open em 2023 e 2024
Primeira mulher a fazer três finais de Grand Slam em uma mesma temporada desde 2016, Sabalenka se tornou também a primeira a vencer o US Open em anos consecutivos desde as conquistas de Serena Williams entre 2012 e 2014.
A vitória na final sobre a atual número 9 do mundo foi a 50ª da carreira de Sabalenka sobre uma top 10 e a 100ª em Grand Slam, sendo a 34 delas conquistadas em Flushing Meadows. Ela repete assim a polonesa Iga Swiatek, que curiosamente também chegou à marca centenária vencendo uma final contra Anisimova, neste ano em Wimbledon.
Recordista de triunfos na temporada, agora com 56, a bielorrussa teve pela frente uma rival ainda mais agressiva que ela, tanto que Sabalenka foi a jogadora mais conservadora em quadra na decisão. Anisimova disparou nove winners a mais que a líder do ranking (22 a 13), mas também terminou com 14 erros não forçados a mais (29 a 15).
Sabalenka oscila menos e se dá bem
O primeiro set começou movimentado, Sabalenka salvou três break-points no primeiro game e conseguiu uma quebra em seguida. Contudo, depois de ficar atrás em 0/2, Anisimova se recuperou e anotou duas quebras seguidas para fazer 3/2. Foi então a vez da número 1 fazer nova reviravolta e vencer os quatro games seguintes para fazer 1 a 0.
Assim como na parcial anterior, a segunda foi de oscilação das duas tenistas. Sabalenka abriu vantagem no começo e marcou 3/1, Anisimova reagiu e devolveu o break no sexto game, mas no sétimo voltou a amargar uma quebra. Quando tudo indicava a vitória da bielorrussa, ela sentiu o momento ao sacar para o jogo e a definição foi para o tiebreak.
No desempate, a maior consistência da número 1 do mundo prevaleceu. Com um tênis muito firme na hora da decisão, ela controlou os ânimos e sufocou Anisimova, abrindo confortável vantagem de 6-1 para ter uma série de match-points. A norte-americana salvou os dois primeiros com o saque, mas sucumbiu no terceiro e o título foi para Sabalenka.
Uma pena… essa situação da Anisimova é complicada emocionalmente falando. Zverev tem toda essa pressão a cada Grand Slam que disputa, visto que esteve perto de vencer e não venceu. Anisimova tem os recursos técnicos pra ganhar, mas vem de uma bicicleta… vai ser complicado ela levar o seu primeiro Slam.
No feminino fica mais aflorada a questão emocional. Sabalenka perdeu em Roland Garros cometendo inúmeros ENF, muito nervosa. É meio feio de assistir às vezes por isso.
É, mas o que vimos em Winbledom que comparado a hoje o comportamento mental da Anisimova melhorou, mas ainda esta abaixo para vencer slam porque ela não conseguiu nem jogar a favor dela o H2H,ou seja, tinha um 6×3 a favor só que o nervosismo ,de novo, a atrapalhou embora foi menos pior do que Winbledom. Agora convenhamos que ela entregou o tie breack para a Sabalenka, pois a mesma não fez muita coisa ali apenas só jogou a casca de banana para a Anisimova que acabou entregando pts em demasia no set decisivo que aí não teve jeito, então sobre o jogo foi de altos e baixos e a Sabalenka nem jogou tanto apenas controlou melhor o nervosismo porque sabia que a Anisimova poderia se enrolar que acabou ocorrendo, espero que depois de hoje a Anisimova melhore isso ou traga um profissional psicológico ao seu time, caso não tenha, como a Iga tem porque se não fizer isso vai continuar a perder finais.
Pois é, Flávio. O que você coloca em seu comentário se resume a uma palavra chave: mental. Anisimova já passou por uma fase complicada, quando se afastou do circuito. Mas é bem difícil tratar isso… a partir de agora, toda final de Slam que ela disputar vai ter essa pressão a mais, o nervosismo muito grande, concordo que ela vai precisar de um profissional à altura.
É isso aí meu caro, agora percebi um detalhe no tie break quando o técnico da Anisimova apenas olhava com olhar de preocupação quando ela entreva pts em demasia no tieb break,pois ele via que a sua pupila ainda tinha coisas para ser lapidado. Anisimova abriu 1×0 e não conseguiu passar a pressão para a adversária e pior que estava tomando 6×1 no tie break, sendo que 4 pts ela praticamente entregou para a Sabalenka aí não tem jeito, pois para vencer tie break é trabalhar o ponto ou dificultar o máximo e não se livrar do ponto como a Anisimova o fez, ficam ensinamentos para ela. A Sabelenka não jogou muita coisa, mas foi mais competente e acabou merecendo por causa disso.
Perfeito comentário.
Poderia ser para ambas.
Merecidissimo.
Amanda também merecia!!!
Mereceu! Detesto os gritos dela, mas o título é incontestável!
Tô tão feliz pela Saby! Apesar de duas derrotas duras contra estadunidenses em finais de Slam este ano, ela se recuperou e mostrou que tem cabeça — e que merece ser a número 1 do mundo ❤️
Amore vamos analisar que a Anisimova tem psicológico bem abaixo do que a Keys e Gauff, por isso a Sabaloka conseguiu administrar melhor o jogo.
Atmosfera de uma final de slam carrega muita pressão.
Difícil manter os nervos no lugar.
Jogos como o de hoje são decididos no controle da ansiedade e do nervosismo.
Sabalenka tem mais experiência com finais assim.
Anisimova terá novas chances, é uma jogadora com golpes pesados, ainda oscila muito(mentalmente) durante a partida, vai passar.
Concordo plenamente.
Segundo a transmissão Sabalenka está com 21 a 1 em tie-breaks. Venceu os últimos 19 games desempates, deixando Andy Roddick para trás, tendo vencido 18 tie-breaks.
Realmente essa final tinha que ter um tie-break para ela vencer!!!
Meus amores a final mesma foi Sabalenka x Pegula, pois se a Pegula que quase ganhou da Saba tivesse na final contra a miga Anisimova iria vencer porque infelizmente a Anisimova ainda não consegue controlar os nervos, poxa fiquei outra vez com pena dela com suas tristezas.
Queridos farei uma analogia aqui, então em Wimbledon a Anisimova tirou a Sabalouka para entregar para a Iga ,assim como eliminou a Iga para entregar o USOPEN para a Saba que são coisas da Anisimova. rsrs
Parabéns a Sabalenka, jogadora mais regular da WTA no momento. Parabéns a Anisimova, melhorou bastante em relação a WB. Entretanto, para ganhar um slam precisa aprimorar o psicológico.
Finalmente sabaaaaa, mereceu mttt
Parabéns para a Aryna Sabalenka. Está jogando muito, conseguindo variar o jogo quando necessário e está forte mentalmente e emocionalmente. Título muito merecido. Congratulações também para a Amanda Anisimova pelo grande torneio que fez. Eliminou a Iga Swiatek em sets diretos nas quartas de final, espantando o fantasma da final de Wimbledon, ganhou de virada a semifinal da Naomi Osaka, que estava fazendo um grande torneio, e mostrou força mental conseguindo quebrar o serviço da Sabalenka quando esta sacava para o jogo no segundo set, num momento importante de pressão. A Anisimova certamente está triste pela derrota nesta final, mas ela deve se orgulhar da performance que teve no torneio. Perdeu a final para a melhor jogadora da atualidade e essa derrota fará parte do processo de aprendizado. Continuando a jogar neste nível, não faltará novas oportunidades de ganhar torneios de grand slam.
Sim comparado ao que foi à final de Wimbledon ela melhorou muito, mas ainda precisa lapidar o mental porque se não controlar não ganha final de Slam, veja a Sabalenka não jogou bem hoje como jogou contra Pegula ,apenas controlou a Anisimova porque ela percebeu que ela iria desabar.