Sabalenka supera Gauff na final e iguala recorde de conquistas de Kvitova

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) – Finalista pela quarta vez no WTA 1000 de Madri, igualando o recorde de Simona Halep, a bielorrussa Aryna Sabalenka alcançou outra marca neste sábado. Ao bater a norte-americana Coco Gauff na final, com parciais de 6/3 e 7/6 (7-3), depois de 1h39 de jogo, ela chegou ao seu terceiro título no torneio e empatou com a recordista Petra Kvitova.

Primeira tenista a chegar em três decisões seguidas no saibro espanhol, Sabalenka ultrapassou a russa Mirra Andreeva como a maior vitoriosa no ano nos WTA 1000, chegando ao seu 18º triunfo neste nível. Ela também lidera o circuito feminino no total de vitórias em 2025, alcançando a 31ª na temporada.

Sabalenka manteve seu histórico perfeito contra do top 10 neste ano, levando a melhor em todos os seis jogos que disputou contra rivais deste nível. A conquista em Madri deixará a bielorrussa ainda mais distante na liderança do ranking, abrindo mais de 4 mil pontos para a polonesa Iga Swiatek, sua perseguidora mais próxima.

Com a vitória na final de Madri, a bielorrussa volta a empatar o retrospecto com Gauff, cada uma com cinco triunfos. Sabalenka devolve assim a derrota sofrida no duelo mais recente entre elas, nas semifinais do WTA Finals do ano passado, e derruba a norte-americana pela primeira vez no saibro, depois de ter perdido o único encontro neste piso (Roma 2021).

Início arrasador de Sabalenka

Gauff sofreu com o saque no primeiro set, colocou apenas 53% das primeiras bolas em quadra, venceu metade dos pontos disputados com o primeiro serviço e só 29% com o segundo. Ela foi ameaçada em todos os games de serviço exceto o sétimo. Depois de salvar um break-point logo no game inicial, ela sofreu duas quebras consecutivas, no terceiro e quinto.

A vantagem só não ficou maior para Sabalenka porque ela perdeu um dos breaks de vantagem logo em seguida, no sexto game, deixando passar a oportunidade de vencer cinco games em sequência. A líder do ranking voltou a encurralar Gauff no nono game, quando teve dois set-points no saque da adversária e converteu o segundo para largar na frente.

Equilíbrio maior no segundo set

Depois de vencer somente 40% dos pontos de saque na primeira parcial, Gauff elevou um pouco o nível na segunda e chegou a 57%. Ela obteve uma quebra no terceiro game e manteve a vantagem até a reta final, desperdiçando um set-point ao sacar para fechar em 5/4. Sabalenka mais uma vez pressionou o serviço da oponente, convertendo o quinto break-point que teve para empatar.

O momento então virou de lado e a número 1 do mundo foi melhor na reta final. Ela poderia ter selado a vitória um pouco antes do que acabou conseguindo, mas perdeu um match-point no saque de Gauff, no 12º game, e precisou jogar um tiebreak para ficar com o título. A bielorrussa controlou o desempate final e cedeu apenas três pontos à norte-americana.

 

Subscribe
Notificar
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
M. Lima
M. Lima
14 horas atrás

Queen Saby fez um torneio impecável, perdendo apenas um set durante toda a competição. Uma verdadeira tigresa! Que jogadora consistente. Ela arrasou e mereceu demais esse título ♥️

Flávio
Flávio
13 horas atrás
Responder para  M. Lima

Pode ter merecido, mas é bom lembrar que ela deu sorte ou foi beneficiada até as semi, pois sua adversária de semi seria, Pegula, Ribakina ou Svitolina aí só nessa fase que tinha uma adversária mais plausível, então espero que a WTA pare de beneficiar A ou B e faça um sorteio mais justo equilibrando as chaves, pis desse jeito esta vergonhoso.

Pablo
Pablo
13 horas atrás
Responder para  Flávio

Que comentário mais tosco. Sorteio é sorteio envolve sorte ou azar. Que culpa ela tem das outras terem ficado pelo caminho? Tem certeza que você acompanha o circuito corretamente? O benefício da número um ou dois do ranking é apenas fugir das primeiras colocadas 3 ou 4, 5 a 8 nas rodadas iniciais. Se outras perdem para jogadoras ou adversárias inferiores ou não tem sorte no sorteio, não tem pq culpar ngm. Por fim, vc sabia que sabalenka só n foi bem nos torneios do oriente médio (2 apenas)? Nos demais, em 06 (ela gonhou ou perdeu na final).

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
8 horas atrás
Responder para  Pablo

Verdade. Aparece cada comentário por aqui.

M. Lima
M. Lima
12 horas atrás
Responder para  Flávio

Oxe, surtou foi? A Pegula perdeu praquela japa que ninguém nem sabia que tava no torneio, a Rybakina foi de base pra Svitolina, que depois foi despachada pela Saby na semi… E agora tão querendo jogar a conta nela? Me poupe. Ela fez o dela, entregou tudo. Se as outras surtaram no caminho, problema delas. Cada uma com sua pipocada. Ponto, vírgula, risos.

Flávio
Flávio
13 horas atrás

Gauff cometeu 8 duplas faltas e mais erros aí mina as suas chances, mas talvez tenha ficado nervosa por ter chegado a primeira vez à final e isso fez diferença, agora não imaginava que a Sabalenka venceria este torneio, embora esta jogando bem só que como a Ostapenko (que é perigosa no saibro) não aguenta jogar torneios em sequência, com a oscilação da Iga, com nervosismo da Gauff que é uma jogadora complicada também no saibro, mas também com a chave favorável até as semi aí soube aproveitar. Espero que o sorteio do WTA ROMA e RG volte a equilibrar as chaves sem benefício para A ou B.

M. Lima
M. Lima
12 horas atrás
Responder para  Flávio

Como assim não imaginava? A Saby foi campeã em 2021, em 2023 metendo vitória em cima da Iga, vice pra própria Iga em 2024, e agora campeã de novo em 2025. Claramente, ela praticamente tem posse desse torneio. E este ano? Jogando como uma máquina — consistente, dominante e mais do que merecedora do posto de número 1 do mundo. A chave dela foi normal, igual à das outras, e ela não tem nada a ver com as pipocadas das cabeças de chave. Se as outras caíram no caminho, problema delas. A Saby fez o dela — e fez lindamente. Surpresa, só pra quem não tava prestando atenção.

Carlos
Carlos
11 horas atrás
Responder para  Flávio

Dor de cotovelo.

PRGF
PRGF
8 horas atrás
Responder para  Flávio

Quanto comentário negativo contra uma tenista incrível e com carisma de sobra…

Só posso acreditar que não esteja falando sério… Que é só para polemizar e ter atenção…

Pois não teve uma única palavra que fizesse sentido…

A importância da Sabalenka para o tênis feminino tem sido incrível. Pois além de ser uma grande jogadora dentro de quadra é extremamente carismática fora de quadra… Atraindo a mídia e consequentemente mais patrocinadores…

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
13 horas atrás

Grande jogo. Elas estão de parabéns!!!
Com o resultado, Sabalenka é uma das poucas a ultrapassar a barreira dos 11.000 pontos no ranking e a diferença para a número dois é superior a 4.300 pontos.

Vivi
Vivi
13 horas atrás

Pelo visto a Gauff gastou tudo que tinha com a Iga. Brincadeiras a parte, Sabalenka tá voando e se continuar assim vai levar tudo que vem pela frente. E a distância para as demais só vai aumentando! Que ano para a bielorrussa!

Flávio
Flávio
11 horas atrás
Responder para  Vivi

Com essa moleza de chave aí é fácil,né. Ano passado a Iga quando era number one eles a favoreciam agora é a Sabalenka, a WTA tem que ser justa senão tampouco chegará perto da ATP em termos de respeito.

Gisele Matias
Gisele Matias
13 horas atrás

Coco gauf pesou a mão, bom pra Sabalenka.

Kario
Kario
13 horas atrás

Existe um abismo entre a Sabalenka e as outras tenistas. Não ficaria surpreso se ela ganhasse o Grand Slam este ano. Desde q ajustou o saque q era questão de tempo ela ter lugar cativo no topo no ranking.

Victório Benatti
Victório Benatti
11 horas atrás

Parabéns Sabalenka!
Jogou demais.
Com a Sabalenka não tem brincadeira.
Ela não é de ficar trocando bolas.
Recebe o saque, dispara para matar logo o ponto.
E quando saca, se a bola retornar, dispara para matar logo o ponto.
Saque e tiros com potência e precisão.
Não é fácil enfrentar esta fera!

Sergio
Sergio
7 horas atrás
Responder para  Victório Benatti

Concordo plenamente.

Sergio
Sergio
10 horas atrás

Parabéns à Sabalenka.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.