Madri (Espanha) – A bielorrussa Aryna Sabalenka precisou se esforçar bastante neste domingo para não ser surpreendida na terceira rodada da competição. Convidada da organização, a norte-americana Robin Montgomery, de 19 anos e atual 183 do mundo, fez um grande jogo e forçou a número 2 do mundo a jogar por 2h29 para vencer com parciais de 6/1, 6/7 (5-7) e 6/4.
Campeã em 2021 e também no ano passado, Sabalenka tenta se tornar a segunda mulher a vencer três vezes em Madrid, igualando o feito da tcheca Petra Kvitova, que venceu em 2011, 2015 e 2018. Nas oitavas de final, ela terá um grande teste contra a norte-americana Danielle Collins, que vem embalada por uma sequência de 15 vitórias, não perdendo desde a queda na segunda rodada em Indian Wells.
Ocupando atualmente a 15ª colocação no ranking, Collins deixou pelo caminho na terceira rodada em Madri a romena Jaqueline Cristian, com sua segunda virada consecutiva no torneio, marcando o placar final de 3/6, 6/4 e 6/1 para garantir a melhor campanha da carreira no saibro madrilenho. Ela tenta agora quebrar a escrita contra Sabalenka, que bateu a norte-americana nos quatro duelos anteriores.
DANIMAL MODE 😤
Danielle Collins battles into the next round after defeating Cristian in a three set epic 3-6, 6-4, 6-1. #MMOPEN pic.twitter.com/up6BSCl9A3
— wta (@WTA) April 28, 2024
Sabalenka sofreu após grande começo
O primeiro set foi dominado pela vice-líder do ranking, que salvou dois break-points logo no game inicial, mas depois anotou duas quebras, uma no segundo game e outra no sexto, fazendo 6/1 para largar na frente da jovem rival. Porém, Montgomery não se assustou com a situação e elevou o nível nas duas parciais seguintes, jogando de igual para igual com Sabalenka.
A norte-americana de 19 anos foi firme no segundo set, cedeu apenas dois break-points, ambos no sétimo game, e não perdeu o saque, levando a decisão para o tiebreak, no qual foi melhor, marcou 7-5 e empatou o jogo. Sabalenka até abriu 2/0 no começo do terceiro, mas Montgomery igualou em seguida e só foi sucumbir ao sacar pressionada em 4/5, quando a bielorrussa foi para cima e obteve a quebra.
Torcendo pela collins
Sabalenka e Collins oscilando bastante em madri. Duelo interessante esse.. teste de fogo p as duas.
partida intensa entre Aryna Sabalenka e Robin Montgomery em Madrid destacou a competitividade do circuito. Agora, Sabalenka enfrentará um desafio ainda maior contra Danielle Collins nas oitavas de final, enquanto busca igualar o histórico de Petra Kvitova no torneio.