Riad (Arábia Saudita) – No jogo que encerrou a fase de grupos do WTA Finals, Aryna Sabalenka manteve a invencibilidade na competição e garantiu a primeira posição do Grupo Steffi Graf. A número 1 do mundo superou a norte-americana Coco Gauff por 7/6 (7-5) e 6/2 em 1h28 de partida.
Este foi o 12º encontro entre Sabalenka e Gauff no circuito, agora com seis vitórias para cada lado. Elas não se enfrentavam desde a final de Roland Garros, com vitória da norte-americana em três sets. Atual campeã no Finals, Gauff está eliminada da competição, enquanto Jessica Pegula ficou com a segunda vaga do grupo.
Em sua quinta participação no Finals, Sabalenka ainda busca um título inédito. A bielorrussa de 27 anos foi vice em 2022, superada pela francesa Caroline Garcia na decisão. Nos dois últimos anos, perdeu nas semifinais para Iga Swiatek em 2023 e Coco Gauff no ano passado, duas últimas campeãs do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Sabalenka na semifinal desta sexta-feira será a norte-americana Amanda Anisimova, segunda colocada no Grupo Serena Williams e estreante no Finals. A número 1 do mundo venceu o duelo mais recente na final do US Open, mas a norte-americana lidera o histórico por 6 a 4 e venceu na semifinal de Wimbledon.
Undefeated in the Stefanie Graf Group 💪@SabalenkaA defeats Gauff 7-6, 6-2 and books her ticket to the semifinals.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/NCOllsRcuy
— wta (@WTA) November 6, 2025
A outra semifinal será entre a cazaque Elena Rybakina, também invicta em Riad, contra Pegula. A jogadora dos Estados Unidos lidera o histórico de confrontos por 3 a 1. Enquanto Rybakina faz sua melhor campanha em três participações, Pegula foi vice há duas temporadas.
Virada no primeiro set e domínio no segundo
Com a vitória de Jessica Pegula por 2 a 0 contra Jasmine Paolini no início da programação, Gauff entrou em quadra sabendo que seria necessário vencer Sabalenka por 2 a 0 para se classificar sem maiores riscos, já que uma vitória por 2 a 1 provavelmente a colocaria em um cenário desfavorável com as duas principais concorrentes pelo percentual de games vencidos na semana.
Leaving it all on court 😤@SabalenkaA takes the first set 7-6(5) over Gauff.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/8PANYPuKKr
— wta (@WTA) November 6, 2025
A norte-americana teve um bom início de partida, foi a primeira a quebrar para sair vencendo por 2/0 e chegou a liderar o primeiro set por 4/2. Sabalenka ainda salvou três break-points no sétimo game, um deles com uma ace, para se manter próxima no placar. Ainda assim, chegou a estar perdendo por 5/3, mas só devolveu a quebra quando a norte-americana sacava para o set. Durante o tiebreak, Gauff também esteve à frente no placar, mas Sabalenka encaixou dois ótimos saques e contou com uma dupla falta da norte-americana no 5-5 para passar à frente e vencer a parcial.
Sabalenka soube aproveitar o bom momento no segundo set, enquanto Gauff perdia confiança e intensidade. A número 1 do mundo conseguiu duas quebras seguidas e saiu vencendo por 4/0. Ainda que a atual campeã tenha diminuído a diferença, a bielorrussa se manteve à frente no placar e ainda voltou a quebrar para definir a partida em sets diretos. Sabalenka liderou a estatística de winners por 14 a1 3 e cometeu 30 erros nã0-forçados contra 44 de Gauff, que também fez seis duplas faltas, permitindo cinco quebras de serviço.












Vitória esperada da gladiadora Sabalenka, a melhor tenista WTA da atualidade. Agora a semi contra Anisimova. Minha aposta é na Vitória da Anisimova e final contra Rybakina.
O primeiro set delas foi um grande jogo e vi que a Gauff deu tudo ali porque sabia que o primeiro set valia muito para classificar, mas depois que perdeu parece que desanimou e assim foi perdendo intensidade. É difícil ganhar da Gauff por isso que a Sabalenka tem equilíbrio contra ela, agora este WTA finals parece que é o mais disputado dos últimos 5 anos, pois vejo que qualquer uma das 4 restantes pode vencer, pois acho que o fator emocional delas pode definir porque o equilíbrio está bom entre elas, claro não imaginaria que a acomodada Ribakina teria este desempenho devido o péssimo primeiro semestre dela, aliás, ainda afirmo porque ela não chegou em nenhuma final de torneio grande este ano, tem está chance agora neste finals.
Vamooos, Queen! Fechar o ano com chave de ouro e já entrar na próxima temporada com a confiança estratosférica ❤️
Sabalenka está muito a frente das demais. Um ano excepcional da bielorussa.
Vou torcer pra Sabalenka e Rybakina as duas as duas vai dar uma final mais disputada,
Parabéns Aryna Sabalenka pela vitória e classificação para a semifinal. É a rainha atual do tênis feminino com todos os méritos. Se conseguir se manter saudável, tem tudo para conquistar muitos títulos importantes ainda na carreira, porque evoluiu o seu tênis, amadureceu e se fortaleceu mentalmente.