Brisbane (Austrália) – Pelo segundo ano consecutivo, Aryna Sabalenka disputará a final de Brisbane. A número 1 do mundo dominou a semifinal contra a jovem russa de 17 anos Mirra Andreeva, 16ª do ranking, e marcou as parciais de 6/3 e 6/2 em apenas 1h29 de partida neste sábado.
Aos 26 anos, Sabalenka acumula 17 títulos no circuito da WTA e disputou outras 14 finais. Na temporada passada, ficou com o vice em Brisbane, superada por Elena Rybakina na decisão. Bicampeã do Australian Open, a bielorrussa tem ótimo histórico recente em torneios que antecedem o primeiro Grand Slam do ano. Em 2023, também foi campeã em Adelaide.
A vitória deste sábado também serviu como revanche para Sabalenka, que havia sido superada por Andreeva nas quartas de final de Roland Garros no ano passado. Ela agora lidera o histórico contra a jovem rival por 3 a 1. Andreeva debutará no top 15 do ranking na próxima segunda-feira, ultrapassando Jelena Ostapenko.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Sabalenka não sofreu quebras na semifinal deste sábado, apesar de ter enfrentado oito break-points e liderou a estatística de winners por 26 a 23, além de ter cometido 22 erros contra 26 da jovem russa. O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada já no fim da parcial. No início do segundo, a bielorrussa escapou de games longos no saque e abriu 3/1, voltando a quebrar no final do jogo.
Russa vinda do quali chega à final
A adversária de Sabalenka na final marcada para às 3h30 (de Brasília) deste domingo será a russa Polina Kudermetova, de 21 anos e vinda do quali, que disputará sua primeira final do circuito. A russa venceu na semifinal a ucraniana Anhelina Kalinina por 6/4 e 6/3.
Polina é a atual 107ª do ranking e entrará no top 100 após o torneio. Ela é irmã da ex-top 10 Veronika Kudermetova. A jovem russa vive um momento de evolução no circuito e terminou o ano passado com duas boas campanhas, quartas de final em Seul e semifinal em Mérida. Duante a semana, eliminou as compatriotas Daria Kasatkina e Liumila Samsonova, e também a chinesa Xinyu Wang e a jovem norte-americana Ashlyn Krueger.
Deu a lógica….aryna
João, então Sabalenka está em constância evolução técnica, pois usa alguns bons dropshot deixando seu jogo bom, a bela jovem Mirra também esta evoluindo tecnicamente que se continuar assim será vencedora, incluindo Slam, no futuro, porque tem velocidade, força e a técnica está aparecendo.
Essa garota não está pra brincadeira!!!
Tem que ficar com os olhos bem abertos, pois a Iga vem aí.
A Iga não tem grandes qualidades técnicas não amigo, que espero que ela aprenda isso com o novo técnico, então tecnicamente a Sabalenka esta muito na frente da polonesa isso é óbvio só que ainda é inferior mentalmente e na parte física a quase um empate entre ambas.
A bielorrussa está em grande fase mesmo. Penso que é a favorita ao título. Mas esse nova russa que está na final parece que vem bem também no circuito ultimamente. Darei uma porcentagem de 80 /20 em favor da vitória da Sabalenka.
Vou torcer para Polina, mas vai dar Aryna 6,3 6,2
É poderia aparecer uma surpresa mesmo, concordo contigo João só que a diferença é muito grande entre elas.