PLACAR

Sabalenka chega à final com 3h a mais em quadra que Swiatek

Foto: Diego Souto/MMO

Madri (Espanha) – As duas primeiras colocadas no ranking se enfrentam neste sábado, a partir das 13h30 (de Brasília), na final do WTA 1000 de Madri. Pelo segundo ano consecutivo, a decisão do torneio em quadras de saibro na capital espanhola será entre Iga Swiatek e Aryna Sabalenka. O jogo será transmitido pela ESPN e Star+.

Swiatek lidera o histórico de confrontos por 6 a 3 e venceu o duelo mais recente na semi do WTA Finals. Mas Sabalenka levou a melhor na decisão do ano passado em Madri. Foi a única vitória da bielorrussa sobre a polonesa no saibro em quatro jogos.

As finalistas chegam à decisão com uma diferença considerável de tempo em quadra ao longo do torneio. Swiatek ficou em quadra por 7h19 e cedeu apenas um set, para Bia Haddad Maia nas quartas de final. Já Sabalenka venceu quatro de seus cinco jogos no torneio em três sets, incluindo duas viradas, contra Danielle Collins nas oitavas e Elena Rybakina na semifinal.

Sabalenka tenta o tri, Swiatek quer o terceiro WTA 1000 do ano

Bicampeã em Madri, Sabalenka está com 25 anos e disputa sua 27ª final no circuito e a terceira na temporada, após o título no Australian Open e o vice em Brisbane. Em eventos de nível 1000, tem cinco títulos e um vice. Já Swiatek, de 22 anos, já acumula 19 títulos na carreira e tem apenas quatro vices. A polonesa já venceu oito torneios WTA 1000, dois deles este ano em Doha e Indian Wells, e disputou outras duas finais. O torneio de Madri é o único grande evento no saibro que ela nunca venceu, com um tricampeonato em Roland Garros e dois títulos de Roma e Stuttgart.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A campeã de Madri recebe 1000 pontos no ranking e um prêmio de 963.225 euros. A vice fica com 650 pontos e 512.260 euros. As duas vão se manter nas duas primeiras posições do ranking, sendo que Sabalenka começou o torneio ameaçada por Coco Gauff e Elena Rybakina. E se Swiatek for campeã, abrirá mais de 3 mil pontos de vantagem para a segunda colocada no ranking.

Confira o histórico de confrontos entre Swiatek e Sabalenka

2023 – WTA Finals – sintético – semifinal – Iga Swiatek, 6/3 6/2
2023 – Madri – saibro – final – Aryna Sabalenka, 6/3 3/6 6/3
2023 – Stuttgart – saibro – final – Iga Swiatek, 6/3 6/4
2022 – WTA Finals – sintético (coberto) – semifinal – Aryna Sabalenka, 6/2 2/6 6/1
2022 – US Open – sintético – semifinal – Iga Swiatek, 3/6 6/1 6/4
2022 – Roma – saibro – semifinal – Iga Swiatek, 6/2 6/1
2022 – Stuttgart – saibro – final – Iga Swiatek, 6/2 6/2
2022 – Doha – sintético – semifinal – Iga Swiatek, 6/2 6/3
2021 – WTA Finals – sintético – fase de grupos – Aryna Sabalenka, 2/6 6/2 7/5

13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
YAN
YAN
24 dias atrás

Iga é favorita, torço pra ela dominar o tênis feminino igual o RF fez entre 2003-2009, a maior dominância de um atleta em todos esportes conhecidos nesse planeta.

Haroldo Guimaraes
Haroldo Guimaraes
24 dias atrás
Responder para  YAN

kkkk, se ele começou a ser 1o. do mundo em em fev/2004, ja perdeu um ano… em 2008 quem ficou no. 1 foi um tal Rafael Nadal…mas se quiser outro esporte, veja a F1, um tal Alemao Schumaker e um ingles Hamilton. Sempre torci mais pro RF, do que RN ou ND, mas nao exagera.

YAN
YAN
24 dias atrás
Responder para  Haroldo Guimaraes

Fala Haroldo, tudo bem ? Todos que comentam as notícias do Tênis Brasil sabem que você faz parte da turminha fanática do sérvio anti-vacina, então não tenho muito o que dizer sobre sua resposta, acho apenas que é muita inveja do melhor tenista da história, um certo Roger Federer. Abraço.

Blumenau
Blumenau
24 dias atrás
Responder para  YAN

Na falta de argumentos para contrapor, agride com ideologia e xingamentos.

Flávio
Flávio
24 dias atrás
Responder para  YAN

Yan eu não, pois se ela continuar assim com seu jogo horroroso só vai desprestigiar o tênis feminino. Yan não compare o maestro, Federer, com essa limitada Iga não porque assim você ofende o maestro.

YAN
YAN
24 dias atrás
Responder para  Flávio

Fala Flavio, tudo bem ? Então, eu não quis de modo algum fazer qualquer tipo de comparação entre a Iga e o Federer, não tem a mínima comparação mesmo, apenas quis ressaltar minha torcida pela polonesa, porque é a única mulher que ainda me faz assistir tênis feminino, sendo horroroso – nas suas palavras – o jogo dela, ou não, afirmação essa que eu discordo bastante. Pra mim, jogo bonito ou feio é mais uma questão de perspectiva de quem assiste os jogos, aí eu não posso dizer o que você espera de um tenista, jogo eficiente e (ótimos) resultados até o presente momento, ou outra coisa. Abraço.

Última edição 24 dias atrás by YAN
Victor Martins
Victor Martins
24 dias atrás

No Wikipédia, a Iga tem 17 títulos e 4 vices. E tem 6 títulos WTA 1000.
Não sei qual tá certo.

Matheus Dalcim
Editor
24 dias atrás
Responder para  Victor Martins

Victor, nós seguimos sempre os dados oficiais da WTA, que são semanalmente atualizados.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 dias atrás
Responder para  Matheus Dalcim

Então caro Matheus. Como editor o parceiro atua também na atual MODERAÇÃO ? . Abs!

José Nilton Dalcim
Admin
23 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Todos os quatro editores têm competência suficiente para moderar os comentários

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Percebo nitidamente como estão atuando bem . Meu último comentário quando simplesmente discordei dos editores quanto a atuação de Alcaraz contra Rublev, o Espanhol nitidamente lesionado, foi absurdamente deletado.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 dias atrás
Responder para  Victor Martins

Que tal tentar no Google mesmo IGA SWiATEK la enciclopédia libre , caro Victor ? . Sempre mais bem atualizada com a jovem Tenista com 19 Conquistas com direito a 4 SLAM e 8 WTA 1000. Abs !

natanael
natanael
23 dias atrás

Pois é …a Iga jogando feio faz o que faz, imagina se ela resolve jogar bonito??
Gente, a garota domina o tenis atual ao lado da Sabalenka, claro que ao meu ver a Sabalenka está num melhor momento, vinda de um bi no AO.. será uma final digna de um grande evento entre a 1 e a 2.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE