PLACAR

Ruud vira contra Monfils e faz quartas inéditas em IW

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) – Pela primeira vez na carreira, o norueguês Casper Ruud está nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells. Nesta quarta-feira, o atual número 9 do mundo precisou de 2h27 para arrancar uma virada do francês Gael Monfils, ex-top 6 e hoje na 54ª colocação do ranking, anotando as parciais de 3/6, 7/6 (7-3) e 6/4.

Com a classificação, Ruud tem agora participações nas quartas de final em oito dos nove eventos da série 1000 da ATP, restando apenas Xangai para completar a lista. Sua melhor campanha em Masters aconteceu em Miami 2022, quando foi vice-campeão do torneio.

Em busca de sua oitava semi, ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o lucky-loser italiano Luca Nardi, responsável pela eliminação de Novak Djokovic, e o norte-americano Tommy Paul, que barrou o embalado Ugo Humbert na rodada anterior. Eliminado na terceira fase em 2023, Ruud está retomando a oitava posição do ranking com a campanha na Califórnia até aqui.

Monfils, por sua vez, perdeu a chance de alcançar as quartas de um Masters 1000 pela 19ª vez, mas está dando um salto momentâneo de sete posições e recuperando um lugar no top 50. Sua última aparição nessa faixa do ranking aconteceu em outubro de 2022, quando ocupou o 46º posto, tendo chegado a figurar no 394º lugar em maio do ano passado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O jogo desta quarta-feira começou bastante equilibrado e a única chance de quebra em todo o primeiro set foi aproveitada por Monfils, no sexto game. Com ótimo aproveitamento de 89% dos pontos ganhos com o primeiro saque, ele apenas administrou a vantagem para abrir o placar.

A segunda parcial manteve o domínio dos sacadores, que passaram ilesos sem ceder um único break-point em dez dos 12 games iniciais. No quinto, Monfils desperdiçou duas chances preciosas, enquanto Ruud deixou escapar três oportunidades no oitavo. No tiebreak, o norueguês prevaleceu e levou a definição para o terceiro set.

Depois de salvar um break no segundo game, Ruud conseguiu a quebra definitiva no terceiro e ainda desperdiçou outras duas chances no quinto. Depois disso, ele se manteve firme no saque, perdeu apenas mais dois pontos em seu serviço e fechou o jogo.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE