Turim (Itália) – No jogo que encerrou a fase de grupos do ATP Finals, Casper Ruud precisava de apenas um set para ficar com a segunda vaga do Grupo John Newcombe e se classificar para a semifinal em Turim. O norueguês já cumpriu o necessário logo na primeira parcial contra o russo Andrey Rublev e ainda lutou para conseguir a vitória, importante para dar confiança em momento difícil da temporada, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/2.
Ruud volta à quadra neste sábado, às 16h30 (de Brasília) para desafiar o italiano Jannik Sinner, líder do ranking mundial e que ainda não perdeu sets nesta semana. Sinner venceu os dois duelos anteriores, ambos disputados em Viena, nos anos de 2020 e 2021.
Vencedor de 12 torneios da ATP, dois deles neste ano nas quadras de saibro de Barcelona e Genebra, Ruud tenta alcançar a 24ª final da carreira e a sexta na temporada. O norueguês de 25 anos fez um ótimo primeiro semestre, mas não disputava uma semifinal desde Roland Garros.
A liderança do grupo ficou com Alexander Zverev. O alemão venceu seus três jogos sem perder sets. E mais cedo nesta sexta-feira, superou o espanhol Carlos Alcaraz por 7/6 (7-5) e 6/4. Zverev jogará às 10h (de Brasília) deste sábado contra o norte-americano Taylor Fritz. Será o 12º duelo entre eles, Fritz tem 6 a 5 no histórico e venceu as última três, em Wimbledon, US Open e na Laver Cup.
Veja como ficou a programação de sábdo no Finals
Quadra Central – 8h
[8]Kevin Krawietz (ALE)/Tim Puetz (ALE) vs. [5]Max Purcell (AUS)/Jordan Thompson (AUS)
Não antes de 10h30
[2]Alexander Zverev (ALE) vs. [5]Taylor Fritz (EUA)
Não antes de 14h
[7]Harri Heliovaara (FIN)/Henry Patten (GBR) vs. [1]Marcelo Arevalo (ESA)/Mate Pavic (CRO)
Não antes de 16h30
[1]Jannik Sinner (ITA) vs. [6]Casper Ruud (NOR)
O jogador mais comum desse Finals, eliminou um dos mais talentosos da atualidade! E ainda tem fanático que se recusa a aceitar que o Alcaraz não tá legal! Fazer o quê? Paciência…..
No primeiro jogo o Alcaraz não estava 100% devido problemas de saúde. Vc precisa se atualizar
Dennis, sério? Problemas de saúde? Sarou rapidinho então, pois nos jogos seguintes já tava correndo igual ao Bolt kkkkkk….o problema dele é psicológico, que obviamente acaba afetando seu desempenho
Ruud já foi finalista nesse torneio, quando perdeu para o GOAT. Esse ano atropelou Alcaraz e teve uma classificação bem tranquila para a SF.
Mas contra o Sinner vai ser dureza, acho que não arranca um set do italiano.
Acho que ele não vai conseguir nem quebrar o serviço do Sinner.
Não lembro de Federer x Ruud na final do Finals
Não lembro mesmo do terceirão x Ruud no Finals, na última vez que o vi ele tava sendo atropelado pelo Mimipas.
Acho que o norueguês não tem chances atualmente contra o Sinner. Em todo caso, jogo se ganha na quadra mesmo. Acho que a final será Sinner X Zverev.
Por incrível que pareça, Ruud sempre joga bem o Finals. Se não me engano, será sua 3° semifinal no torneio. Ele não é estiloso, nem tem muitos fãs, mas é um TOP 10 consistente
Sinner ganha esse de novo! Simplesmente ele chegou num nível que Alcaraz não tem… Não se refere ao talento em jogar. Mas em ter um nível mental …. Uma calma que nenhum deles tem! Isso o faz ser o melhor de todos! O maior trunfo de Sinner é sua consistência nos jogos. Mesmo sem ter jogadas espetaculares…. O faz e cara a ser batido que acho muito difícil!
Eu torço pelo Alcaraz. Mas precisa melhorar muito mentalmente. Sua afobação de quebrar matar o ponto logo o faz errar muitos golpes que são fácies! O jogo dele oscila demais! Ao mesmo tempo que começa a jogar bem de repente seu nível despenca. Onde ae entra a parte mental onde o mesmo não consegue na maioria das vezes reverter. Ultimamente suas vitórias são bastante apertadas. Enquanto Sinner mostra a sua consistência nesse torneio. Vem invicto sem perder um set em três jogos e com sets vencidos de forma tranquila!
Bem isso, Sérgio. Mas quero crer que ele melhorará nisso. Deu uma entrevista neste finals dando a entender sobre melhoras no saque e na regularidade. Hoje foi bem. Não poderia ter deixado para classificar ali. Mas se tivesse começado de novo o torneio, passava por cima do Rudd. Ano que vem, ainda novo, vem com mais rodagem. Sinner vai ajudar a impulsionar ele para cima. Se fosse só de Med e Fritz o circuito, ele ia continuar vencendo meio irregular. Vai ficar mais cascudo, aliando ao talento.
O nível do torneio é alto. São os oito melhores da temporada. Geralmente leva vantagem quem está em melhor fase na época da disputa do torneio. E os líderes dos dois grupos, Sinner e Zverev, que ganharam os três primeiros jogos em sets diretos, foram os que chegaram no torneio em melhor fase. Vamos ver se confirmam o favoritismo na quadra. Se chegarem na final, será um jogo bastante interessante. O Zverev tem vantagem de 4 a 2 no histórico de confrontos, mas o Sinner ganhou o jogo mais recente, no Master 1000 de Cincinnati 2024.
A preocupação do Alcaraz é com a franja, com as câmeras, etc…