Tóquio (Japão) – Em um dos duelos mais aguardados desta sexta-feira no ATP 500 de Tóquio, o norueguês Casper Ruud fez valer a condição de cabeça de chave número 4 e derrotou o italiano Matteo Berrettini em sets diretos, gastando 1h38 para triunfar com o placar final de 7/6 (7-4) e 6/2.
Classificado para as quartas de final do torneio japonês, Ruud terá agora pela frente um tenista vindo do quali, o australiano Aleksandar Vukic, que segue embalado na competição. Na segunda rodada ele tirou o alemão Daniel Altmaier, contra quem marcou o placar final de 6/4 e 6/2.
Será a segunda vez que o australiano de 29 anos e atual 95º do mundo irá cruzar o caminho de Ruud no circuito. Curiosamente, o único embate até então aconteceu também na turnê asiática, ano passado no Masters 1000 de Xangai, onde Vukic levou a melhor sobre o norueguês em dois sets.
Do outro lado da chave, dois norte-americanos irão se enfrentar nas quartas, garantindo um representante do país nas semifinais. Segundo mais bem cotado ao título, Taylor Fritz será o favorito para avançar no duelo com Sebastian Korda. Ambos passaram pela segunda rodada com vitórias por 2 a 0.
Campeão do torneio em 2022, Fritz derrotou o português Nuno Borges com apertados 7/5 e 7/6 (7-4). Já a vitória de Korda sobre o quali da casa Sho Shimabukuro foi com um placar mais tranquilo, marcando parciais de 6/1 e 6/4. Será o quarto embate entre os compatriotas, Fritz venceu os dois primeiros, ambos no saibro, e perdeu o mais recente, no piso duro.