Lausanne (Suíça) – O Comitê Olímpico Internacional confirmou nesta sexta-feira que atletas russos e bielorrussos poderão participar dos Jogos de Paris-2024 sob bandeira neutra. A medida segue uma prática já autorizada pelo COI às federações internacionais, que permite que esportistas de ambas as nacionalidades disputem normalmente os principais eventos do mundo.
A brecha, no entanto, valerá apenas para provas individuais, excluindo a possibilidade de participação em modalidades e disputas coletivas. Após rejeitar a ideia de abrir novas vagas para atletas que foram prejudicados na corrida olímpica por terem perdido importantes seletivas, a entidade reforçou que todos os competidores deverão se classificar no campo de jogo e com base nas regras recomendadas a cada federação no último mês de março.
Com essa decisão, tenistas como Daniil Medvedev, Andrey Rublev, Aryna Sabalenka e outros terão a oportunidade de brigarem por uma medalha olímpica na capital francesa no próximo ano. Em Tóquio-2020, por exemplo, o próprio Rublev faturou o ouro nas duplas mistas ao lado de Anastasia Pavlyuchenkova numa decisão 100% russa contra Elena Vesnina e Aslan Karatsev. Nas simples masculinas Karen Khachanov ainda ficou com a prata.
lamentável a falta de pulso do COI