Cincinnati (EUA) – Horas depois de ter eliminado Carlos Alcaraz do Masters 1000 de Cincinnati, Gael Monfils não resistiu à rodada dupla desta sexta-feira e foi eliminado nas oitavas de final. O francês foi superado pelo dinamarquês Holger Rune, 16º do ranking, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 em 2h14 de partida.
“Foi preciso um pouco de paciência. Eu não estava no meu melhor nível no primeiro set e ele estava sacando bem”, avaliou Rune após a partida. “Tive que me acostumar um pouco com as condições, enquanto Gael vinha de uma vitória incrível pouco antes. Então, obviamente, ele estava muito confiante. Eu tive que encontrar meu ritmo”.
“Mudei um pouco a tática desde o começo do segundo set e tentei manter isso durante toda a partida, e pareceu funcionar”, acrescentou o dinamarquês de 21 anos e ex-número 4 do mundo. Diferente de Monfils, ele não precisou disputar dois jogos nesta sexta, já que havia superado o português Nuno Borges no dia anterior.
Rune moving through 💪@holgerrune2003 defeats Monfils 3-6 6-3 6-4 to make the last 8 in Cincinnati!#CincyTennis pic.twitter.com/lzNez9OFUQ
— Tennis TV (@TennisTV) August 17, 2024
Depois de ter perdido o primeiro set com apenas uma quebra, Rune abriu vantagem logo cedo na segunda parcial e saiu vencendo por 3/0, escapando de dois break-points para manter a vantagem. No início do último set, o dinamarquês escapou de mais cinco chances de quebra e aproveitou a oportunidade que teve para sair na frente. Já nos últimos games, Monfils apresentava sinais de desgaste e passou a encurtar ao máximo os pontos. O francês ainda salvou um match-point, mas não evitou a derrota em três sets.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Rune nas quartas pode ser o canadense Félix Auger-Aliassime, 19º do ranking, ou o britânico Jack Draper, 28º colocado. Lembrando que Aliassime já fez uma partida nesta sexta-feira. No início da rodada, o canadense bateu o norueguês Casper Ruud por 6/3 e 6/1.
Shelton e Hurkacz também avançam
O norte-americano Ben Shelton superou o húngaro Fabian Marozsan, 50º do ranking, por 6/4 e 6/3. O canhoto de 21 anos e número 14 do mundo enfrenta nas quartas o alemão Alexander Zverev, cabeça 3 do torneio, em confronto inédito no circuito. Shelton busca a quarta vitória contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. Já o polonês Hubert Hurkacz precisou de três sets e 1h58 para vencer o italiano Flavio Cobolli por 6/3, 3/6 e 6/1. Hurkacz pode enfrentar o norte-americano Frances Tiafoe ou o tcheco Jiri Lehecka.
Rune tentando voltar aos bons momentos. Fará sua 7º quartas de Master 1000 na carreira, a 1º em Cincinnati.
Acho-o um jogador que em seus melhores momentos passará alguns meses no top 10. Nada mais do que isso. Não vejo nada de excepcional em seu jogo para que alguém especule que junto ao Sinner e Alcaraz ele poderá chegar a formar uma espécie de novo big 3.
Rune irá enfrentar o britânico Jack Draper, que venceu num lance equivocado do juiz. Draper fará sua 2º quartas de Master 1000 na carreira, a 1º em Cincinnati, e irá atingir seu melhor ranking.
Sim esse final de jogo entre Draper e Aliassime foi vergonhoso, nitidamente a bola tocou no chão após tocar na raquete de Draper, o que ficou mais feio foi o Britânico não admitir, lamentável.
O dia do Monfils não foi fácil, hein! Enfrentou em sequência dois jogadores de 21 anos, sendo que o Holger Rune jogou apenas o próprio jogo contra o Monfils e o francês, faltando menos de um mês pra completar 38 anos, teve que encarar rodada dupla.