Basileia (Suíça) – Paralelamente ao torneio de Viena, na Áustria, o circuito masculino promoverá nesta semana, na Basileia, um outro evento de nível 500 em quadras rápidas e cobertas. A competição suíça terá a participação de sete jogadores do atual top 20, com destaque para quatro jogadores que já figuraram na faixa dos dez melhores do mundo, o russo Andrey Rublev, o norueguês Casper Ruud, o grego Stefanos Tsitsipas e o dinamarquês Holger Rune.
Principal cabeça de chave, Rublev abre campanha diante do português Nuno Borges e pode ter pela frente o ex-número 3 do mundo e campeão do torneio em 2016, o croata Marin Cilic, que joga com ranking protegido e encara o chileno Alejandro Tabilo. Outro ex-top 3 e vencedor de Grand Slam é o suíço Stan Wawrinka, que recebeu convite e desafia o também experiente francês Adrian Mannarino. O vencedor deste duelo encara o argentino Tomas Etcheverry ou o norte-americano Ben Shelton, sexto pré-classificado.
Ainda na parte de cima da chave, Tsitsipas é o terceiro favorito e mede forças com o argentino Francisco Cerúndolo. Quem avançar pega o holandês Botic van de Zandschulp, algoz do cearense Thiago Monteiro na primeira rodada do qualificatório, ou o cazaque Alexander Bublik. Nesse setor também estão o espanhol Pedro Martinez e o tcheco Jiri Lehecka, cujo confronto definirá o adversário do qualifier alemão Daniel Altmaier ou do francês Arthur Fils, cabeça 7.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já na chave de baixo, o francês Ugo Humbert é quinto principal candidato e encara o jovem suíço Jerome Kym, de 21 anos e vindo do quali. O ganhador cruzará com quem passar do duelo entre o espanhol Roberto Carballes e o italiano Matteo Arnaldi. De olho nessa briga, o dinamarquês Holger Rune é o cabeça 4 e abrirá campanha contra o chileno Nicolas Jarry, em um dos confrontos mais interessantes da primeira rodada. O convidado da casa Dominic Stricker e o holandês Tallon Griekspoor completam o setor.
Por fim, o atual bicampeão Félix Auger-Aliassime entra como o oitavo pré-classificado e tem um desafio indigesto contra o argentino Sebastian Baez. Se avançar, o canadense encara o quali australiano James Duckworth ou o francês Giovanni Mpetshi Perricard.
Mais um representante do Canadá, o convidado Denis Shapovalov encara a jovem promessa chinesa Juncheng Shang. Quem se der melhor nesse duelo será o adversário do duelo entre o espanhol Roberto Bautista, campeão na Antuérpia neste domingo, ou o norueguês Casper Ruud, segundo principal inscrito.
como sempre, o maior e melhor ATP 500 da temporada