Montréal (Canadá) – Vivendo uma temporada de altos e baixos, o russo Andrey Rublev revelou nesta semana ter passado por problemas de saúde mental em 2024. Após a vitória na semifinal do Masters 1000 de Montréal, ele contou que o compatriota e ex-número 1 do mundo Marat Safin foi uma importante ajuda em seu processo de recuperação.
“Eu estava tentando descobrir muitas coisas sozinho e resolver com psicólogos diferentes, com cursos diferentes, mas quem me ajudou muito e me fez perceber tudo foi Safin. Parece engraçado, mas é verdade. Foi ele quem me ajudou. Depois de Wimbledon tivemos uma conversa muito bacana e ele me ajudou muito, então agradeço”, falou Rublev.
A vitória sobre Matteo Arnaldi no domingo serviu de revanche após o italiano tê-lo eliminado em Roland Garros. “Não foi fácil com o vento, então o jogo foi um pouco diferente. Depois da pausa para chuva, joguei muito melhor, mais focado, capaz de ditar os meus termos e jogar de forma mais agressiva. Estou feliz por ter conseguido me vingar”, observou o russo.
“Hoje foi um jogo completamente diferente, com Jannik (Sinner) eu não tinha nada a perder. Sei que a única maneira de vencê-lo é jogando de uma forma e não tive outra opção. Hoje foi diferente porque tive mais pressão. Parecia que eu tinha mais chances de vencer, apesar de Matteo ser um grande jogador e ter me vencido da última vez”, acrescentou o finalista de Montréal.
Rublev não voltou para Paris e pulou os Jogos Olímpicos para focar na temporada norte-americana. “Estou feliz por estar na minha primeira final canadense. Só quero me recuperar, descansar bem e estar pronto para amanhã. A ideia (de não ir para as Olimpíadas) era estar mais pronto para o Canadá, então se eu estiver na final significa que a decisão foi acertada”.
Segundo jogador com mais vitórias no ano em quadras duras, empatado com o búlgaro Grigor Dimitrov, ambos com 21, o russo pode se aproximar das 24 de Sinner se vencer a final. Seu adversário na busca por mais um título de Masters 1000 será o australiano Alexei Popyrin, contra quem jogou duas vezes, com um triunfo para cada lado.
Até ele acha engraçado a ajuda do Safin….rs