Iasi (Romênia) – As tenistas romenas estão aproveitando muito bem a chance de jogar em casa no WTA 250 de Iasi. Serão três as representantes locais entre as quadrifinalistas do torneio: as cabeças de chave Jaqueline Cristian e Irina Begu e a experiente Sorana Ciresta.
Segunda mais bem corada ao título, Cristian ficou apenas 30 minutos em quadra e se aproveitou da desistência da croata Jana Fett, que se retirou ainda no primeiro set, quando perdia por 4/1.
O próximo obstáculo no caminho do principal nome da casa na competição será a húngara Panna Udvardy, que surpreendeu a britânica Francesca Jones, oitava favorita, triunfando com o placar final de 6/4 e 6/3, depois de 1h29 de confronto.
Cabeça de chave número 7, Begu teve bem mais trabalho para avançar e precisou se recuperar após perder o primeiro set para a andorrana Victoria Jimenez Kasintseva, buscando a virada em 2h18 de batalha, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/3.
Nas quartas, a romena de 34anos e atual 110ª do mundo enfrentará a tcheca Anna Siskova, que veio do quali e atualmente ocupa apenas a 406ª posição na WTA. Apesar disso, ela foi a responsável por eliminar a norte-americana Ann Li, terceira mais bem cotada ao título em Iasi.
Completando a lista de tenistas da casa nas quartas, Cirstea derrotou a francesa Varvara Gracheva em sets diretos, com 6/2 e 6/4. A romena de 35 anos e atual número 166 do mundo irá desafiar a argentina Maria Lourdes Carle, cabeça de chave 1, por um lugar nas semifinais.