Hamburgo (Alemanha) – Nem mesmo os cabeças de chave número 1, o finlandês Harri Heliovaara e o britânico Henry Patten foram capazes de parar Fernando Romboli e o argentino Andres Molteni no ATP 500 de Hamburgo. Nesta sexta-feira, a dupla sul-americana bateu os favoritos de virada, com parciais de 1/6, 6/1 e 12-10, e garantiu um lugar na final.
Esta será a terceira final de ATP na carreira de Romboli, que tem dois títulos da série 250. O primeiro foi ainda em 2021, no saibro de Umag, ao lado do espanhol David Vega. Já na atual temporada, ele também foi campeão em Houston, junto do australiano John-Patrick Smith, que será seu parceiro durante os principais torneios do ano.
Em busca do maior título da carreira, Romboli já garantiu seu melhor ranking na próxima segunda-feira. Com a campanha desta semana, ele está ganhando provisoriamente nove colocações e subindo para 55º. A ascensão pode ser ainda maior em caso de conquista, com o brasileiro podendo chegar ao top 50, alcançando o 48º posto.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de eliminar os atuais campeões do Australian Open e Wimbledon, Romboli e Molteni enfrentam os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, cabeças de chave número 3, que venceram a forte dupla britânica de Joe Salisbury e Neal Skupski por 6/3 e 6/1.
Veja lances que decidiram o match-tiebreak da dupla de Fernando Romboli em Hamburgo pic.twitter.com/OkotGiIgjf
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) May 23, 2025
Antes de buscar a virada, Romboli e Molteni foram dominados no primeiro set da partida, sofreram duas quebras seguidas logo de cara e perderam os cinco primeiros games. Depois de confirmar o saque pela primeira vez e evitar o “pneu”, a dupla sul-americana viu os favoritos fecharem a parcial com autoridade no segundo set-point que tiveram.
Os sul-americanos não se abateram com o placar e responderam à altura no segundo set, em que eles tiveram um início arrasador, devolvendo as duas quebras seguidas e o 5/0 que amargaram anteriormente. Heliovaara e Patten por pouco não levaram um “pneu” e venceram o sexto game no ponto decisivo, mas foram superados logo em seguida.
No match-tiebreak que definiu os primeiros finalistas em Hamburgo, as duas duplas chegaram a ter mini-break de frente nos cinco primeiros pontos e a partir do 12º Romboli e Molteni lideraram. Eles perderam os três primeiros match-points, somente o último deles com o saque, depois salvaram um e então fecharam na quarta oportunidade.
E o Máximo González, que faz parceria com o Molteni? Romboli não tem nada a ver com isso e está aproveitando o tiozão. Tomara que continuem para RG!
Para RG Romboli deve fazer dupla com John Smith.
Sensacional!!!!!!
Sensacional Romboli, parabéns a dupla
Impressionante !!! Quase virando a chavinha para Top 50 !!! Falta uma vitória amanhã !
Vamos Romboli,em busca do título
Rombolão tá com tudo e não tá prosa…