Jeddah (Arábia Saudita) – A classificação do carioca João Fonseca para o Next Gen Finals está cada vez mais correndo risco. Isso porque ele, que está em sétimo na corrida, já encerrou a temporada, mas os rivais que estão logo atrás e podem ultrapassá-lo seguem jogando e vencendo nesta semana.
A principal ameaça para a sétima colocação de Fonseca é o norte-americano Nishesh Basavareddy, que está nas quartas de final do challenger de Puerto Vallarta e pode superar o carioca de 18 anos se vencer mais dois jogos e for para a final. De quebra, ele joga na próxima semana em Manzanillo.
Outro que também tem chance de deixar o brasileiro para trás é o espanhol Martin Landaluce, que também está nas quartas, só que no challenger de Rovereto. Porém, ele precisa ser campeão, já que não joga na próxima semana e com o vice fica um ponto atrás de Fonseca.
Correndo por fora aparece Coleman Wong, que para deixar Fonseca para trás precisa de uma combinação de resultados. O tenista de Hong Kong precisa somar 70 pontos para superar o carioca e pode ficar apenas seis atrás se for campeão essa semana em Yokohama, jogando na próxima em Yokkaichi.
Como está a corrida para o Next Gen Finals:
1. Arthur Fils – 2.355 pontos (20 anos)
2. Alex Michelseon – 1.245 (20 anos)
3. Jakub Mensik – 1.136 (19 anos)
4. Juncheng Shang – 1.115 (19 anos)
5. Learner Tien – 493 (18 anos)
6. Luca Van Assche – 471 (20 anos)
7. João Fonseca – 409 (18 anos)
*8. Nishesh Basavareddy – 398 (19 anos)
*9. Martin Landaluce – 372 (18 anos)
*10. Coleman Wong – 340 (20 anos)
* Ainda estão em ação nesta semana
Não há ameaça nenhuma. Alguns que estão na frente não vão jogar…
Deveriam reportar essa possibilidade…
Não são os que estão na frente os que podem ultrapassá-lo…
O que eu quis dizer é que alguns dos que estão na frente dele, não irão jogar. Então haverá mais vagas disponíveis, mesmo que ele seja ultrapassado.
Não foi isso que ele quis dizer, mas que o Fils, por exemplo, não deve jogar o torneio do next gen, abrindo mais uma vaga. Mesmo assim, há algum pequeno risco sim.
Não sei se ele realmente tinha grande pretensão de entrar nesse NextGen finals. Jogou poucos torneios depois do US Open. Outros jogadores continuam tentando pontuar, mas ele já encerrou a temporada.
Talvez já tenha cumprido o que foi programado para o ano e, caso termine entre os 7, considere a participação no torneio como uma espécie de presente de Natal.
Pelo que entendi não tem ameaça, a ATP deve dar o convite pro João se necessário
Acho que esse convite é da cota dos árabes, os quais bancam o evento.
No ano passado o convidado foi o jordaniano Abedallah Shelbayh.
engraçado que nem o Joao parece tao preocupado quanto o forum do site….. kkkkk
Landaluce está na semifinal e já ultrapassa João, está indo para 410 pontos.
Se ganhar a semifinal e for pra final ele vai pra 410…o que deve ocorrer…esses chl dessas semanas são fraquíssimos…o torneio que o Basa está jogando é praticamente amador
Tem razão, só jogador fraco.
O Fills e o Michelseon estão fora. Se ao final dos 02 últimos torneios o João estiver em 10°, ou pior classificação, então o João estará fora do NextGen.
Na real. Todo mundo quer ver o João. Ele ainda tá muito visado na mídia. O tratamento do punho atrapalhou nesse ranking. Na minha opinião os dois primeiros do ranking(fils e o americano) não devem ir. O americano e Landaluce devem entrar nessas duas vagas. Wong acho que não classifica. Fonseca ainda tem chance de ser convidado. A realidade é que os sauditas querem se promover e as chances são boas pro João aínda que eles possam escolher um árabe pra última vaga.
O Fils não deve mesmo jogar, mas o Michelson não vai jogar também? Ele suscitou isso em algum lugar? No vídeo de divulgação, ele fala bem que a 2a vez será melhor, está mais experiente. Enfim, não vi nada nesse sentido de ele desistir.
Pq vcs não fazem uma entrevista longa com o João e o Guilherme Teixeira sobre os próximos passos, metas para o próximo ano e outras perguntas?
A redação já fez pedido ao time do Fonseca inúmeras vezes, mas a resposta é sempre negativa.
Obrigado por esclarecer, é estranho ele da mais entrevista fora do Brasil do que no Brasil
Sim, existe uma clara intenção de não se expor muito por aqui, o que é até compreensível.
Prezado Dalcim, boa noite! Na publicação mais recente (acho que de 10 horas atrás) fiz 03 comentários que entendi pertinentes. Melhor, factível. Inclusive, creio que você os liberou há poucos minutos.
Nessa sentido, pergunto: até o final da temporada, quantos pontos o nosso João Fonseca, o americano Nishesh, o Espanhol Landaluce, e o Taiwanes Wong têm a descartar? Tem como saber? Li em algum lugar que o João tem 9 pontos a serem descartados… obrigado, Dalcim.
Fonseca tem 418 pontos no ranking e tem de descartar 9, portanto o real dele é de 409 na próxima segunda-feira. O americano apenas soma e passará Fonseca se for à final de Puerto Vallarta. Já o Landaluce está e vai ficar com 383, portanto atrás do Fonseca e não tem torneio previsto a jogar.
Prezado Dalcim, obrigado pelos esclarecimentos. Abcs!
Fonseca não joga mais nenhum Challenger?
Não. Não joga.
Não entendi porque o Fonseca não está jogando estas duas últimas semanas de Chalergers. Vai ser ultrapassado sim. Tem um último Chalerger na próxima semana. Parece que não quer jogar o nextgen.
Acho que a equipe dele está dosando a quantidade de torneios. Afinal, ele ainda é muito novo e se forçar demais o físico pode ter uma lesão séria que, aí sim, o deixaria parado por meses podendo comprometer a sua evolução e talvez todo o seu futuro no tênis. Há de se ir com calma.
Há possibilidade de não estarem muito confiantes com o punho, por isso ele jogou essa quantidade limitada de challenger. Apenas hipótese.