Huamantla (México) – Representante brasileiro na chave do ITF M15 de Huamantla, em quadras duras no México, Eduardo Ribeiro garantiu vaga na semifinal do torneio. Ele superou nesta sexta-feira o anfitrião Alex Hernandez, 795º do ranking, 6/2, 1/6 e 6/1 em 1h35 de partida.
Gaúcho de 26 anos e atual 628º do ranking, Ribeiro é o cabeça 2 do torneio e tem quatro títulos no circuito profissional da ITF. Ele busca a quinta final da carreira e a primeira na temporada. Esta será sua segunda semifinal do ano, repetindo o resultado feito no M25 de Recife em março.
O adversário de Ribeiro na semifinal deste sábado será o norte-americano Mwendwa Mbithi, 1.314º do ranking aos 26 anos. A outra semifinal será entre o dominicano Peter Bertran, 592º do ranking, e o japonês Kosuke Ogura, 865º colocado.
O torneio dá 15 pontos no ranking ao campeão, 8 para o vice e 4 para os semifinalistas. Segundo a projeção oficial da ATP, Ribeiro está subindo 11 posições no ranking, pelos resultados da semana passada, mas os pontos feitos no torneio atual só entram no dia 12 de agosto. O melhor ranking da carreira do gaúcho é o 316º lugar, alcançado julho do ano passado. Ele operou o punho e ficou sem jogar entre abril e julho na atual temporada.