Bujumbura (Burundi) – Sada Nahimana fez história na semana passada ao se tornar a primeira burundinesa a vencer uma partida da chave principal da WTA após derrotar a marroquina Aya El Aouni na primeira rodada do WTA 250 de Rabat. O Burundi é um pequeno país da África, situado entre Ruanda, Tanzânia e o Congo. É nele que fica a nascente do Rio Nilo.
A história de Nahimana é impactante. Nascida e criada em Bujumbura, a jovem de 24 anos, tirou um tempo durante o evento do ITF World Tennis Tour em sua cidade natal para mostrar o local.
Um vídeo foi publicado no site e nas redes sociais da ITF mostrando o paredão onde ela aprendeu a jogar tênis. Desse começo humilde, Nahimana subiu para a posição 233 no ranking de simples da WTA.
https://youtube.com/shorts/TrAN-nkD8Xo?si=LO9fSBBOHEkCORim
No mês passado, Nahimana – ex-número 12 do ranking juvenil – conquistou títulos em dois eventos consecutivos do W50 Bujumbura no ITF World Tennis Tour, que foram os maiores títulos de sua carreira.
Em muitos aspectos, a jornada de Nahimana reflete o próprio propósito da ITF: fornecer um caminho para que ela possa sair do paredão mostrado no vídeo e alcançar o sonho de se destacar nos maiores palcos do esporte.
Nahimana também recebeu apoio ao longo do caminho. Isso se deve à assistência financeira direta da ITF, por meio da Bolsa para Jogadores Juniores, à participação no Centro Regional de Treinamento da ITF no Marrocos e ao financiamento do Programa de Desenvolvimento de Jogadores de Grand Slam, operado pela ITF.
Força, Nahimana!!! Que você alcance altos voos!!!