PLACAR

Quadra de ‘tênis real’ do século 16 ainda está em atividade

Foto: National Trust of Scotland

Para os fãs de tênis, nunca é demais saber curiosidade fascinantes sobre este esporte. No artigo de hoje, conheça a história de uma das quadras de tênis mais antigas do mundo, que tem uma história rica que remonta a cinco séculos atrás. Vamos explorar as origens deste campo lendário e conhecer um pouco mais sobre este espaço. Descubra ainda de que forma é que teve impacto na criação e moldagem do tênis atual, um dos esportes preferido de muitos entusiastas que estão constantemente em busca das melhores odds para apostar hoje.

De volta à origem: o início do tênis
O tênis, como conhecemos hoje, teve origem na Inglaterra do século XIX. O esporte era inicialmente chamado de “lawn tennis” (tênis de grama) e era jogado em quadras de grama. Acredita-se que o tênis tenha evoluído a partir de jogos antigos, como o “jeu de paume” e o “real tennis“. O primeiro torneio de tênis da história foi realizado em 1877, em Wimbledon, e desde então o esporte se tornou popular em todo o mundo.

O campo mais antigo do mundo
O campo de tênis real de Falkland é único porque foi construído na propriedade do Falkland Palace, em Fife, em que impera a arquitetura da época do Renascimento. É o mais antigo do Reino Unido entre os 48 campos de tênis real ainda ativos do mundo. Além disso, é o único ao ar livre na Escócia.

O trabalho começou em abril de 1539 e provavelmente terminou em setembro de 1541. A obra foi determinada por James V, que era jovem e queria se estabelecer como um grande líder europeu. Ele havia se casado com a filha do Rei da França e por isso conheceu o ‘tênis real’ na França numa famosa instalação construída em 1530, mas que hoje foi extinta.

Herança com história
Seu filho, James VI, e Mary, Rainha da Escócia, jogaram nesse mesmo campo. O estabelecimento de um campo de ténis sem telhado é mais uma prova do vínculo real entre as cortes reais de Escócia e França, embora o tênis fosse jogado não apenas pela nobreza francesa.

Em 1615, Paris tinha mais de 200 campos. Em comparação, havia catorze campos em Londres por volta do ano 1600 e somente dez na Escócia.

Até aos dias atuais
O Falkland Palace Royal Tennis Club (FPRTC) existe desde 1975 para encorajar e desenvolver a utilização do campo tal como James V o utilizou, para manter vivo o tênis real.

Quando você vê a quadra, percebe que o tênis real é muito diferente do tênis que conhecemos hoje. Há uma série de linhas, números e coroas marcadas no chão e nas paredes, que são usadas para calcular as pontuações. Este espaço acaba por ser uma herança da humanidade deixada pelos antepassados para exaltar um esporte que é tão popular até aos dias de hoje.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja os melhores lances da rápida final masculina de Miami

Collins segura os nervos e bate Rybakina: veja o melhor da final

PUBLICIDADE