PLACAR

Qinwen é campeã de virada e tira Bia do top 20

Qinwen Zheng (Foto: Foto: Zhengzhou Open)

Zhengzhou (China) – Eleita revelação da última temporada, a chinesa Qinwen Zheng conquistou neste domingo o mais importante título de sua curta carreira, ao virar em cima da experiente Barbora Krejcikova na decisão do WTA 500 de Zhengzhou. A jogadora de 21 anos marcou 2/6, 6/2 e 6/4.

Com a excelente campanha, Zheng tirou Beatriz Haddad Maia do top 20, posição que a brasileira vinha ocupando desde agosto do ano passado e portanto por 14 meses seguidos. A chinesa subirá para o 19º, superando também Victoria Azarenka, e repetirá seu recorde pessoal. A brasileira terá chance de recuperar o posto durante Nanchang, onde estreará na terça-feira.

Este é o segundo título de Zheng na temporada e na carreira, depois da conquista sobre o saibro de Palermo. Ela é a segunda jogadora mais jovem do atual top 20 do ranking, superada apenas pela terceira colocada Coco Gauff, que tem 19 anos.

O duelo inédito contra Krejcikova foi cheio de altos e baixos. Zheng obteve quebra logo no primeiro game e abriu 2/0, mas perdeu todos os seis games seguintes com aproveitamento ruim do saque e muitas falhas. O segundo set começou da mesma forma, mas desta vez a chinesa não abriu brechas para reação e foi a sua vez de obter uma segunda quebra para obter um placar tranquilo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

As jogadoras trocaram quebras na abertura do terceiro set e Krejcikova desperdiçou duas chances de tirar o serviço adversário no quarto game. Zheng também ameaçou na parcial seguinte e conseguiu vantagem de 4/3. O momento tenso fazia com que as duas finalistas devolvessem melhor do que sacavam e assim a tcheca empatou para em seguida ceder 15-40. Por fim, a chinesa sacou com firmeza e finalizou a partida de 2h30.

Krejcikova disputou a 12º final de sua carreira e a quarta desta temporada, tendo ficado com os títulos em Dubai e San Diego e o vice em Birmingham. No geral, a campeã de Roland Garros de 2021 tem sete troféus na carreira. A campanha também fará com que ela recupere o 13º posto do ranking.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Toda a comemoração de Alcaraz na conquista de Roland Garros

Jannik Sinner é o 29º homem a liderar o ranking profissional

PUBLICIDADE