PLACAR

Pure Beach define últimos campeões na Praia do Francês

Campeãs do BT 10, Caroline à esquerda e Ana. (Foto: Divulgação)

Marechal Deodoro (SP) – Terminou, neste domingo, a terceira edição do Pure Beach, realizado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas. O último dia do evento teve as disputas das últimas categorias amadoras e também o BT 10 profissional.

No feminino, o troféu ficou com a capixaba Ana Vieira de Assis e a carioca Caroline da Costa que derrotaram a catarinense Rafaela Macaneiro e a baiana Priscila Lessa por 5/7, 7/6 e 12-10, salvando dois match-points. “Nosso primeiro BT 10. No ano passado, cheguei na final, perdi 10 a 8 no super tie-break e desta vez vim para ganhar. Vencer aqui é super importante para mim, gosto muito desse lugar”, disse Vieira. Caroline completou: “Venho nesse torneio desde 2022, vim na categoria C com mais de 60 pessoas do Rio de Janeiro. No ano passado, venci a categoria Mista B, mês passado fui vice de um BT 10 em São Paulo. Só evoluindo (risos)”.

Na chave masculina, o título ficou com o mineiro de Uberlândia David Abdanur, de 18 anos, e com o goiano Mateus Garcia, de 19, que fizeram um duplo 6/4 no sergipano Luiz Loeser e no baiano Paulo Kienby.

“Emoção muito boa, vínhamos de uma boa campanha no BT 400, onde furamos o quali e passamos rodada, faltava um título desses para coroar a campanha”, disse Mateus. David faturou um título inédito em sua carreira. “Meu primeiro título nível ITF. Agora espero ganhar um BT 50, depois 100 e por aí vai. Aliviado com essa conquista, já tinha batido na trave algumas vezes”, celebrou.

Campeões do BT 10: Mateus à esquerda e David. (Foto: Divulgação)

O torneio encerra com sucesso total. Foram distribuídos US$ 35 mil (R$ 175 mil) em premiação total e 490 pontos nos três torneios profissionais. Contabilizando os amadores, foram 1.200 atletas de dez países  (Brasil, Espanha, Itália, França, Rússia, Porto Rico, Equador, Venezuela, Lituânia e Portugal) e o maior número da história de jogadores estrangeiros. Ao todo foram 25 mil pessoas circulando na competição durante os seis dias.

“Mais uma vez um grande sucesso com a Praia do Francês sediando o Pure Beach. Nessa edição, tivemos o recorde de atletas de outros países. Grandes nomes mostrando a qualidade do beach tennis”, disse Cacau Filho, prefeito de Marechal Deodoro. “O Pure Beach foi muito positivo para o município com as pousadas cheias, restaurantes lotados, fomenta e fortalece a economia e o turismo quando estamos iniciando a baixa temporada.”

Alagoas já tem confirmada nova data para a quarta edição do Macena Open, um BT 400: de 27 de novembro a 1º de dezembro. O local será definido nas próximas semanas. Lucas Romariz e Thiago Dória, da Paxá Sports, e Gilson França, presidente da Federação Alagoana de Tênis, destacaram: “Temos um grande desafio que é realizar quatro eventos (três profissionais e o torneio amador) no mesmo local, tentar trazer coisas novas, gerar uma boa experiência para todo mundo que visita, tanto os profissionais como os amadores. Temos recebido feedback bem positivo que estão se programando para o final do ano.”

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE