Piracicaba (SP) – Logo em seu primeiro torneio na temporada, Matheus Pucinelli já consegue um bom resultado e garantiu vaga na semifinal do challenger de Piracicaba. O jovem paulista de 22 anos e 343º do ranking ainda não perdeu sets no torneio disputado nas quadras de saibro do Clube Cristóvão Colombo. Pucinelli superou nesta sexta-feira o italiano Alexander Weis por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4) em 2h16 de partida.
A campanha até a semifinal está rendendo 22 pontos na ATP para Pucinelli, que pode fazer 44 pontos se for finalista e 75 em caso de título. Ele está se aproximando do 316º lugar do ranking e pode voltar ao top 300 se for finalista. A melhor marca de sua carreira é a 190ª posição, alcançada em junho de 2022.
“Foi uma batalha ponto a ponto. Ele é sólido, te faz jogar o tempo inteiro e não desiste. Tive minha chance no segundo set, saquei para o jogo e fiquei tenso de novo, mas joguei bem os tiebreaks e isso fez a diferença”, disse Pucinelli. “Sensação muito boa, venho buscando isso e amanhã espero estar com a mesma fome, para avançar para a final”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O adversário de Pucinelli na semifinal deste sábado, por volta de 12h30 (de Brasília), será o argentino Federico Coria, principal cabeça de chave do torneio e 103º do ranking, que venceu o italiano Gianluca Mager por 6/0, 4/6 e 6/3. Coria venceu os dois duelos anteriores, ambos em sets diretos. E o brasileiro busca sua terceira final de challenger na carreira e o segundo título. A outra semifinal acontece às 11h e terá o argentino Camilo Carabelli, cabeça 2, e o britânico Felix Gill.
O primeiro set teve uma quebra para cada lado, obtidas ainda no início da partida. Pucinelli escapou de cinco break-points em momentos decisivos, um 15-40 no 4/4 e mais um 0-40 no 5/5. Depois de conseguir confirmar esses difíceis games de serviço, ele dominou o tiebreak, vencendo três pontos nas devoluções.
Já no segundo set, foram três quebras para cada lado, inclusive quatro seguidas no início da parcial. O brasileiro chegou a liderar por 5/3 e sacar para o jogo, mas só definiu a vitória em um novo tiebreak.
Grande Puccinelli, parabéns
Puci tá macetando lá em Piracicaba. Tomara que amanhã a torcida faça a diferença e o ajude muito.
Surpreendente esta campanha do Pucinelli por estar retornando este ano justo neste torneio, e pelo terrível segundo semestre em 2023. De fato ele apresenta um repertório de jogo acima da média dos jogadores brasileiros, porém, seu primeiro serviço ainda o deixa muito na mão. É preciso melhorar neste ponto.
Perfeito, o saque é o grande buraco do jogo dele ainda..
Agora vai! Rumo ao top100
Não digo top 100 tão logo mas top 300 é uma realidade…lutar pro top 200, caso mantenha um 1o.semestre assim, voltou bem, mas 1o.torneio
PArabéns, parada dura na semi- mas se entrar focado pode dar zebra, MAis um grande Brazuca
Puccinelli, Heide, Matheus Alves estão com ranking não condizente com o que podem chegar. Os 3 precisam ser melhor orientados. Podem chegar mais longe. Pucci(talvez 180 no ranking). Matheus (240 no ranking) e Heide(próximo do 120 no ranking). Já estão patinando muito tempo. Vamos ver se 2024 favorável pra eles.
Hj o saque dele voltou a “normalidade” e acabou tendo q lutar mto nos seus e nos games do adversário.. valeu sobretudo pela resiliência mental do 1° set, salvando uma série de BP em momentos criticos e elevando o nível nos tie breaks..
Se jogar nesse nivel amanhã dificilmente passa pelo Coria mas, de qlqr maneira já foi uma ótima campanha para um 1° torneio na temporada(ainda mais levando em conta o desastroso 2° semestre de 2023)..