Rio de Janeiro (RJ) – Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mariana Gomes Borges – foi tema de um dos vídeos publicados pelo Rio Open em seu canal no Instagram. O projeto surgiu como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges, em homenagem à mãe de Alexandre. O projeto social de tênis mais longevo do Rio de Janeiro, atendendo a mais de 200 crianças, tem como padrinho Thomaz Koch, lenda do tênis brasileiro.
O carioca João Fonseca, que ganhou seu primeiro título de ATP em Buenos Aires, na semana passada, conta que o projeto é especial e que Alexandre Borges é uma pessoa super humilde. “O que ele está fazendo pelo esporte, pelas crianças, é espetacular”, diz.
“A gente tem muitas crianças que são das favelas, sem estrutura familiar porque os pais nunca tiveram oportunidades. A gente quer o melhor para elas e se elas alcançam isso, pra gente é o que vale”, afirma a esposa de Alexandre. “Não conheço alguém que seja como ele que quer tudo para os outros. Isso é o que o deixa feliz. Deus não nos deu filhos, então, as crianças são nossos filhos. Costumam dizer que eu sou a madrasta e ele é o paizão”, comenta Paula, com emoção.
No Torneio Winners deste ano, que integra a programação do Rio Open, reunindo jovens de outros três projetos apoiados pelo evento – Escolinha Fabiano de Paula, Paraty Tênis e Futuro Bom, além do Núcleo Esportivo Rio Open, o “Tênis na Lagoa” faturou o título da categoria 11/14 anos. Em final entre duas atletas do projeto, a campeã foi Maria Giulia, que jogou a final contra a sua colega Geovana de Paula.
Natlhalia Neves foi vice-campeã na categoria 15/21 anos, Pedro Pirani também foi vice-campeão nos 11/12 anos, assim como Cahe Bezerra, na categoria 13/14 anos, e Antônio Vitor, na categoria 17/23 anos. O coordenador do projeto, Alexandre Borges, com o suporte de Paula Borges e dos professores Eduardo e Charles, festejaram a conquista dos alunos. ˜Vamos sempre em frente, acreditando”, afirmou Borges.