Melbourne (Austrália) – A primeira rodada feminina do Australian Open terá dois duelos entre campeãs de Grand Slam, um deles com a número 1 do mundo Aryna Sabalenka em quadra, diante da experiente norte-americana Sloane Stephens. O outro terá as compatriotas Coco Gauff e Sofia Kenin.
Sabalenka é a atual bicampeã em Melbourne e também conquistou o US Open do ano passado. A bielorrussa venceu todos os quatro jogos que fez contra Stephens, ex-número 3 do mundo e atual 84ª colocada aos 31 anos. Stephens viveu seu melhor momento da carreira no fim da década passada, quando ganhou o US Open de 2017 e foi vice de Roland Garros no ano seguinte.
Já a terceira do ranking Coco Gauff vencedora do US Open de 2023 terá um duelo norte-americano contra Sofia Kenin, campeã na Austrália em 2020. Kenin, que já foi número 4 do mundo e hoje ocupa o 81º lugar da WTA, lidera o histórico por 2 a 1 e venceu o duelo mais recente com Gauff na grama de Wimbledon em 2023.
Iga e Badosa tem estreias duras
Vice-líder do ranking e vencedora de cinco títulos de Grand Slam, Iga Swiatek ainda busca uma conquista inédita na Austrália. E sua melhor campanha foi a semifinal em 2022. A polonesa enfrenta a tcheca Katerina Siniakova, 46ª do ranking. A experiente rival de 27 anos é também a atual número 1 de duplas e aposta em sua versatilidade nos golpes para dar mais trabalho para uma das pricipais favoritas ao título.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Já espanhola Paula Badosa, número 12 do ranking, terá pela frente a chinesa Xinyu Wang, 37ª do ranking e conseguiu as maiores vitórias da carreira no ano passado, ao eliminar Jessica Pegula de dois torneios, em Wimbeldon e Wuhan.
Confrontos equilibrados na estreia
Já entre os duelos mais imprevisíveis, destaque para o reencontro entre Naomi Osaka e Caroline Garcia, que se enfrentaram no ano passado com vitória da francesa. O histórico entre elas está empatado por 2 a 2. Outro bom jogo é entre de Belinda Bencic contra Jelena Ostapenko, que farão um tira-teima após uma vitória para cada lado.
Eu não vi a chave. Mas acho que Coco,Aryna,iga estão entre as semifinalistas. A quarta eu não sei…
Estreia difícil diante da KENIN …