Londres (Inglaterra) – Nesta quarta-feira, a ATP anunciou um recorde de US$ 28,5 milhões em prêmios em dinheiro no circuito challenger para a temporada de 2025 — um aumento de US$ 6,2 milhões em relação ao ano anterior e 135% desde 2022. Os aumentos são resultado de grandes reformas dos challengers realizadas pelo plano estratégico de longo prazo da ATP, que visa expandir o número de jogadores capazes de ganhar a vida de forma sustentável com o tênis.
De acordo com a entidade, um impulsionador central dos aumentos na premiação foi a formação da Tennis Data Innovations (TDI) e a comercialização bem-sucedida dos direitos dos torneios challenger. Melhorias no calendário ajudaram também a impulsionar o crescimento, por meio da introdução de eventos premium challenger 175 e um aumento no número de eventos de categorias mais altas como os challenger 100 e 125.
Andrea Gaudenzi, presidente da ATP, comemorou o recorde. “Criar um caminho sustentável para os jogadores no circuito ATP é vital para o futuro do nosso esporte. Desde 2022, investimos em reformas significativas nos challengers. Os resultados foram claros: prêmios em dinheiro recordes, aumentos ano a ano e, o mais importante, mais jogadores dentro do top 250 com maior compensação financeira neste nível”, destacou.
Plano estratégico criado pela ATP, o OneVision estabeleceu uma equipe dedicada ao circuito challenger para supervisionar o crescimento dos eventos e buscar novas oportunidades de receita. Investimentos significativos em marketing, encabeçados pelo lançamento da campanha de marca ‘On The Rise’ desempenharam um papel importante no aumento da visibilidade e do apelo comercial, segundo aponta a entidade que comanda o circuito masculino.