Stuttgart (Alemanha) – Líder do ranking mundial e três vezes finalista do WTA 500 de Stuttgart, Aryna Sabalenka já tem adversária definida para a estreia. Ela enfrenta a russa Anastasia Potapova, 38ª do ranking, que derrotou a dinamarquesa Clara Tauson por 2/6, 7/6 (10-8) e 6/3.
Durante a partida com 2h43 de duração nesta segunda-feira, Potapova chegou a salvar um match-point no tiebreak do segundo set. Já na parcial decisiva, a russa esteve o tempo todo à frente no placar, conseguindo quatro novas quebras de serviço.
Aos 24 anos, Potapova busca a sétima vitória contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. Ela faz seu segundo jogo contra Sabalenka. O primeiro também aconteceu em Stuttgart, na semifinal de 2023, e a bielorrussa venceu em sets diretos.
Shnaider vence a primeira sob o comando de Safina
No mesmo quadrante da chave, Diana Shnaider venceu um duelo russo contra Veronika Kudermetova por 5/7, 6/2 e 6/3 em 2h14 de partida. Cabeça em Stuttgart e 12ª do ranking, a jovem russa de 21 anos disputa seu primeiro torneio desde a chegada da ex-número 1 do mundo Dinara Safina à sua equipe de trabalho e creditou à nova treinadora algumas mudanças táticas que fez a partir do segundo set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Tenho uma ótima treinadora, ela me orientou a jogar com menos ângulos e fazer devoluções mais profundas e no meio da quadra e acho que isso funcionou bem hoje”, disse Shnaider na entrevista em quadra. Ela me falava o tempo todo para que eu continuasse focada no jogo e lutasse até o fim. Veronika jogou um tênis incrível hoje, foi uma ótima partida para nós duas”.
“No primeiro set, faltou um pouco de sorte para mim, enquanto ela conseguiu vencer alguns pontos incríveis nos momentos importantes. Já no segundo set, tentei ser mais consistente e mudar um pouco o jogo. Já no terceiro, era uma disputa que lutasse mais iria vencer. Sabia que a partida poderia mudar em um game”, acrescentou a jovem russa, que fez 23 winners e 27 erros não-forçados, contra 24 bolas vencedoras e 48 erros da rival.
A adversária de Shnaider nas oitavas será a belga Elise Mertens, que venceu a bielorussa Aliaksandra Sasnovich por 7/6 (7-3) e 6/2. Atual 29ª do ranking, Mertens faz sua terceira participação em Stuttgart e já repete a campanha do ano passado. A experiente jogadora de 29 anos venceu o único duelo anterior contra a russa em Monterrey.