Cluj-Napoca (Romênia) – Cabeça de chave número 1, a russa Anastasia Potapova fez valer o favoritismo e conquistou o título do WTA 250 de Cluj-Napoca neste domingo. Na final do torneio romeno, ela mostrou forças para buscar a virada e bater a italiana Lucia Bronzetti com parciais de 4/6, 6/1 e 6/2, depois de 2h02 de confronto.
Com a vitória, Potapova ampliou seu perfeito confronto direto contra Bronzetti, agora com cinco vitórias e nenhuma derrota. Este é o terceiro título de simples da russa no circuito da WTA e o segundo em quadra dura coberta. Sua conquista mais recente veio nesta superfície, dois anos atrás em Linz, ao passo que a primeira foi no saibro, em Istambul 2022.
No início do jogo, parecia que Bronzetti poderia obter sua primeira vitória sobre Potapova. A italiana conseguiu uma quebra para fazer 5/ e então acertou dois forehands vencedores consecutivos na linha no game seguinte para confirmar o serviço e fechar o set, o primeiro que Potapova perdeu em toda a semana.
Bronzetti teve um break-point logo no primeiro game do segundo set também, mas Potapova se salvou com um poderoso na linha. Depois de segurar o serviço, a russa passou a errar bem menos e viu os 25 erros não forçados do set anterior virarem apenas 11 neste. Ela tomou as rédeas da partida e venceu os últimos cinco games do segundo set para empatar o encontro.
Uma quebra de zero na abertura da parcial final ajudou Potapova a chegar facilmente à vitória. Em 5/2, Bronzetti salvou três match-points, o terceiro deles com um forehand vencedor na linha, mas do outro lado a rival russa não desistiu e teve mais uma chance para fechar o jogo com o saque e desta vez não deu mole e garantiu a vitória.