PLACAR

Pigossi volta a brilhar no Pan e conquista 2º ouro

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Santiago (Chile) – A semana de Laura Pigossi nos Jogos Pan-Americanos de Santiago não poderia ser melhor. Um dia depois de garantir a vaga olímpica em simples e também ser campeã de duplas, ao lado de Luísa Stefani, ela conquistou sua segunda medalha de ouro. A número 2 do Brasil e 125ª do mundo venceu na final a argentina Lourdes Carlé, 146ª colocada, por 6/2 e 6/3 em apenas 1h45 de partida.

Com a conquista de Laura Pigossi, o tênis brasileiro fecha sua participação no Pan com três medalhas de ouro: As duas da paulistana em simples e duplas, e também de Marcelo Demoliner e Gustavo Heide nas duplas masculinas. Stefani e Demoliner ficaram com prata nas duplas mistas, já o cearense Thiago Monteiro ganhou a medalha de bronze em simples. Já na decisão da medalha de bronze em simples, a argentina Julia Riera venceu a canadense Rebecca Marino por 3/6, 6/4 e 6/1.

Medalhista olímpica nas duplas em Tóquio, Pigossi vinha de três jogos muito longos no caminho até a final de simples. Ela ficou 3h13 em quadra na semifinal contra a argentina Julia Riera, também passou 2h53 na partida contra a peruana peruana Lucciana Perez nas oitavas e 2h33 contra norte-americana Jamie Loeb nas quartas. Apenas a estreia foi bem mais tranquila, duplo 6/0 contra a salvadorenha Valentina Cruz.

A última brasileira a vencer o Pan-Americano em simples havia sido Gisele Miró nos Jogos de Indianápolis em 1987. Mas a façanha de Pigossi ao conquistar medalhas de simples e duplas numa mesma edição Pan só foi feita pela lendária Maria Esther Bueno, nos Jogos de São Paulo em 1963. Ela foi ouro em simples e prata nas duplas, ao lado de Maureen Schwartz na dupla.

A vitória deste domingo foi a terceira de Pigossi contra Carlé no circuito. E a brasileira foi dominante ao construir bem os pontos mexer bastante a adversária do fundo de quadra e colocar a argentina sempre em situações defensivas durante o jogo. Carlé tentava forçar mais o jogo para não ficar tão desconfortável, mas acabava se perdendo em muitos erros não-forçados.

Pigossi conseguiu duas quebras em um primeiro set com 49 minutos de duração e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Logo no início da segunda parcial, a brasileira conseguiu mais uma quebra para abrir 3/1 no placar. Ela correu alguns riscos quando já liderava por 4/2, mas contou com erros da argentina para confirmar o game de serviço. Ainda que Carlé tenha escapado de alguns match-points em seu último game de saque, a brasileira estava cada vez mais confiante em quadra e definiu a disputa em sets diretos para fechar sua semana dourada em Santiago.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE