Florianópolis (SC) – Brasileira mais bem colocada entre as participantes do WTA 125 de Florianópolis, Laura Pigossi estreou com vitória tranquila no torneio em quadras de saibro na capital catarinense. A paulistana de 30 anos e 163ª do ranking venceu a finlandesa vinda do quali Anastasia Kulikova, 384ª colocada, por duplo 6/2 em 1h06 de partida.
A vitória na estreia rende 15 pontos na WTA para Pigossi, que sofreu uma queda acentuada no ranking da última segunda-feira depois de não defender o título de Buenos Aires na semana passada e busca recuperar posições nesta última semana da temporada. Ela está ultrapassando quatro jogadoras no momento.
A próxima rival de Pigossi é polonesa Katarzyna Kawa, de 32 anos e 247ª colocada, algoz da convidada brasiliense Luiza Fullana por 6/0 e 6/1. A brasileira venceu o único duelo anterior contra Kawa, no quali de Roland Garros da atual temporada. Em caso de vaga nas quartas, Pigossi receberá 27 pontos e vai se reaproximar do 150º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Pra ser sincera, o primeiro jogo é sempre o mais difícil. Cheguei ontem de manhã em Florianópolis e tinha dormido só três horas. Sabia que hoje não estaria me sentindo no meu melhor, mas que se fosse adiante eu estaria mais descansada e adaptada para os próximos dias”, disse a paulistana que foi finalista de duplas no WTA de Buenos Aires no último domingo.
Sobre o duelo com Kawa, a brasileira declarou: “Conheço ela, joguei duplas contra ela semana passada e simples em Roland Garros, ganhei dela, já perdi também. É um jogo duro, ela vem em um bom momento, tem tudo pra ser um bom jogo, vamos ver as condições, em Roland Garros a bola quicava um pouquinho mais, aqui está um pouco mais pesada a bola. Depende da hora que irei jogar, à tarde ou pro final do dia, depende do momento, só vou saber na hora”.
Pigossi abriu boa vantagem desde o início
O início de partida foi o melhor possível para Pigossi, que confirmou de zero seus dois primeiros games de serviço e ainda conseguiu duas quebras para abrir 4/0. Depois, escapou de um break-point e ampliou a vantagem. Ainda que a finlandesa tenha devolvido uma das quebras, a diferença construída no placar foi bastante segura para a brasileira vencer o primeiro set.
O roteiro da segunda parcial foi parecido. Embora a brasileira tenha sofrido uma quebra logo no início, ela logo retomou o controle da partida e fez cinco games seguidos. Sacando para o jogo, Pigossi teve o serviço quebrado, mas a vitória seria confirmada já no game seguinte.
A kulikova estava nitidamente confundida.estourando todas as bolas e apressando os pontos.
* contundida
Também achei-a errática demais. Tem potência nos golpes mas errou demais.