PLACAR

Pigossi abre confronto na 6ª, Bia joga na sequência

Foto: Luiz Cândido/CBT

por Mário Sérgio Cruz, de Brasília

O sorteio realizado na manhã desta sexta-feira definiu a ordem das partidas do confronto entre Brasil e Coreia do Sul pelos playoffs da Billie Jean King Cup, valendo vaga no Qualificatório Mundial no início de 2024, visando um lugar na fase final do ano que vem. Os jogos acontecem a partir desta sexta-feira às 12h30 na Arena BRB. A transmissão será da ESPN e Star+.

Laura Pigossi, atual número 2 do Brasil e 134 do mundo irá abrir o confronto. Ela enfrenta a 295ª colocada Sohyun Park, tenista de melhor ranking entre as que foram convocadas para a equipe sul-coreana. O confronto é inédito no circuito. Aos 29 anos, Pigossi disputará seu 10º jogo de simples pela competição e busca a quinta vitória.

“É sempre bom poder voltar ao Brasil e jogar em casa. A torcida brasileira é uma das melhores do mundo e a gente consegue notar isso ao longo do ano, sempre com vários brasileiros. Para a gente é um prazer poder jogar aqui, e com certeza vai ser um diferencial quando estivermos em quadra”, disse Pigossi, na coletiva de imprensa após o sorteio nesta quinta-feira.

Logo na sequência, será a vez de Beatriz Haddad Maia entrar em quadra. A número 1 do Brasil e 11 do mundo jogará contra a jovem de 20 anos Yeonwoo Ku, 505ª do ranking. A canhota de 27 anos tem 16 vitórias e nove derrotas em partidas de simples pela competição.

No sábado, serão até três jogos. Bia volta à quadra às 10h para enfrentar Park. Se for necessário um quarto jogo, as escaladas são Pigossi e Ku, mas os capitães podem fazer alterações.

A partida de duplas será apenas num eventual quinto jogo. Ou então numa quarta partida, se um dos times fizer 3 a 0. A princípio, estão escaladas Bia Haddad Maia e Luísa Stefani contra Dayeon Back e Bo-Young Jeong.

Brasil conta com suas cinco principais jogadoras
“É muito bom a gente ter as nossas principais jogadoras aqui, já que todas tiveram resultados incríveis individualmente. A gente chegou aqui a tempo de estar bem adaptado às condições que a gente pediu. Temos um astral muito bom e pretendemos levar isso para a quadra”, comentou a capitã Roberta Burzagli após o sorteio. Além de Bia, Laura e Stefani, também foram chamadas Carol Meligeni e Ingrid Martins. Este é o terceiro confronto seguido com a mesma formação da equipe brasileira na Billie Jean King Cup.

Stefani destacou o bom momento do tênis feminino no Brasil. “A gente vem passando por grandes confrontos nos últimos anos e o time está produzindo cada vez mais. Nosso objetivo é estar no [fase final do] Grupo Mundial do ano que vem, e a gente tem a oportunidade de começar aqui amanhã.

Individualmente, todas temos objetivos próprios ao longo do ano. E acho que essa mudança de chave e de nível que temos conseguido nos últimos anos é fruto de um trabalho muito duro de nossas equipes, separadamente ao longo do ano, mas também unificando nessas poucas oportunidades que temos de jogar pelo Brasil. Falando por mim, amo essas semanas. É quando eu mais cresço”, comentou a atual 18ª do ranking de duplas.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE