PLACAR

Perfeccionista, Iga diz que aprendeu a lidar com própria pressão

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Paris (França) – Pelo terceiro ano seguido, a polonesa Iga Swiatek sai de Roland Garros com a taça nas mãos, sua quarta no torneio e a quinta em Grand Slam. Ainda sem saber o que é perder uma final nos quatro principais torneios do circuito mundial, a número 1 do mundo credita suas conquistas ao perfeccionismo que tem e principalmente à maneira como aprendeu a lidar com a pressão.

“Quando falo em pressão, é sobre a pressão que coloco sobre mim mesma por causa da pressão que vem de fora”, afirmou a polonesa neste sábado, depois de bater a italiana Jasmine Paolini na final por 2 sets a 0. Depois de levar uma quebra no começo, Iga chegou a vencer 10 games seguidos e dominou a rival no restante da partida.

“Sou perfeccionista, então sempre há pressão e estou bem com isso, gerenciando minha própria pressão. Piora com a pressão externa, mas administrei muito bem neste torneio. Foi uma conquista emocionante porque senti muito estresse ontem e hoje de manhã. Sabia que tinha que me concentrar no tênis para lutar por isso”, disse a tetracampeã de Roland Garros.

Apesar do placar tranquilo, cedendo apenas três games para Paolini, a polonesa garante que o jogo não foi tão fácil como pode parecer. “O nível foi bastante elevado. Não foi tão fácil como o placar indica”, analisou a líder do ranking, que perdeu 37 games em sua campanha rumo ao título, 17 deles contra a japonesa Naomi Osaka, na segunda rodada.

“O torneio foi surreal desde o início com aquela segunda rodada. A partir daí consegui melhorar meu jogo a cada partida. Estou feliz por ter ido em frente e por ter conseguido lidar com tudo isso. Considerando que costuma haver muita pressão nas finais, foi uma partida muito boa, talvez não perfeita porque levei uma quebra no começo”, disse a polonesa.

Swiatek acredita que jogos duros como aquele contra Osaka lhe dão a sensação de que deve sempre acreditar em si mesma. “Posso encontrar meu tênis mesmo quando estou com problema. Isso me dá confiança. Sempre dou o meu melhor, independente do placar. Às vezes vai cair para o meu lado, outras vou perder. A melhor solução é sempre dar tudo de si., assim você não se arrepende e pode transformar torneios em títulos”.

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Danilo BR
Danilo BR
21 dias atrás

Essa mulher é um balde de água gelada na cara de quem torcia pela aposentadoria de Serena pra que o tênis feminino fosse mais competitivo…

Luis Ricardo
Luis Ricardo
21 dias atrás
Responder para  Danilo BR

e é culpa dela se as outras não se superam ?

helio
helio
21 dias atrás

Ela não tem culpa de não ter adversárias a altura

Bruno Z
Bruno Z
21 dias atrás

Joga demais e tem mentalidade de campeã. Muito bom acompanhar seus jogos e suas conquistas.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
21 dias atrás

Parabéns Iga Swiatek. Tenista fenomenal com mentalidade de campeã. Tomara que consiga se manter saudável para nos brindar com o grande tênis que pratica. Cabe às suas concorrentes encontrar uma forma de neutralizá-la. Enquanto isso não ocorre, vamos ver até onde ela consegue chegar.

Rogério
Rogério
20 dias atrás

No saibro a Iga domina! Nós outros pisos há um maior equilíbrio.

Danilo BR
Danilo BR
20 dias atrás
Responder para  Rogério

Parece que teremos uma repetição no feminino do que Nadal fez no masculino. Roland Garros sem graça e previsível nos próximos 10-15 anos

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a disputada final de Halle entre Sinner e Hurkacz

Paul domina grama e ergue seu maior troféu em Queen's

PUBLICIDADE