Ostrava (República Tcheca) – Com o fim da participação brasileira na fase de grupos da Billie Jean King Cup, o capitão Luiz Peniza avaliou o desempenho da equipe ao longo da semana. O Brasil perdeu os confrontos contra a República Tcheca por 2 a 1, com uma vitória nas duplas, e contra a Espanha por 3 a 0. Estiveram em quadra Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi e Luísa Stefani, enquanto Ana Candiotto e Luiza Fullana completaram o grupo.
O Brasil já sabe que disputará os playoffs em novembro, valendo a permanência no Qualificatório Mundial de 2026. Essa fase também será disputada em grupos de três. Já República Tcheca e Espanha vão se enfrentar no sábado, valendo a classificação para as quartas de final, que acontecem em setembro, na China.
“Não foi dessa vez que atingimos a classificação. Precisamos continuar trabalhando com o objetivo de nos fortalecer ainda mais para termos novas oportunidades na Billie Jean King Cup”, disse Peniza, em comunicado enviado pela Confederação Brasileira (CBT).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Mesmo com o resultado, o trabalho e dedicação de todo time me enchem de orgulho e fazem com que tenhamos sonhos e ambições maiores como equipe”, acrescentou o capitão, que tentava levar o Brasil às quartas de final da competição pela terceira vez na história e repetir as campanhas de 1965 e 1992. Além disso, o país poderia ser o primeiro da América do Sul a jogar a fase final da Billie Jean King Cup desde a mudança de formato entre 2020 e 2021.
“Também gostaria de agradecer toda a força dos brasileiros nesta semana, passando mensagens positivas, acreditando e fortalecendo o movimento do tênis brasileiro”, complementou o treinador, que está em sua segunda temporada com o time.
Pede demissão JÁ.Incompetente.Ridícula a atuação.Passamos vergonha,no débito,no crédito e no pix.Lamentavel
Essa Billie Jean King Cup não tem importância nem relevância nenhuma… Seria um torneio para dar experiência para jogadoras juvenis, só isso… A República Tcheca escalou 3 novatas para a Billie Jean King Cup: Noskova, Valentova e Salkova… E a Bouzkova que é TOP 60… Veteranas como Muchova, Krejcikova, Vondrousova, Sniakova e Pliskova não foram escaladas, o foco foi em escalar as mais novatas…
Pliskova ainda joga? Fora a Kvitova também.
Ter um “capitão” homem branco dirigindo uma equipe feminina também é um fator que contribuiu para o vexame. Assim como ter uma CBT desde sempre dirigida por (e para) “homens brancos”.
O que tem haver o cara ser branco e comandar a equipe feminina? Kkkk
Não entendi o “homem branco” em qualquer comparação, será um Racismo ao contrário? Que a CBT está anos-luz atrasada, todos sabemos, mas não tem nada a ver com a cor da pele, gênero ou credo das pessoas.
Você tem certeza que está comentando no lugar certo? Acho que ninguém entendeu nada do que você disse.
O comentário mais idiota que já vi aqui no site. Nada a ver uma coisa com a outra. Ligar de lacrar não e aqui.
Eu usando 4 neuronios entendi o que ele disse….
Comentário sem sentido demonstrando ressentimento pessoal. Lamentável.
Lamentável esse comentário. Quanto ressentimento!
Nada a ver esse comentário preconceituoso e ridículo!!! Que preconceito é esse sem sentido contra “homens brancos”??? Encare a realidade e a competência e deixe de ser preconceituoso, pois José Roberto Guimarães é o exemplo de um técnico Campeão dirigindo equipes femininas!!! Que nojo desse seu preconceito!!!
Muitas pessoas envolvidas com o tênis, direta ou indiretamente, dizem que o tênis está atravessando seu melhor momento no Brasil.
Em alto e bom som falam “qualidade” da gestão da CBT, da expertise dos profissionais indicada pela entidade.
A cada nova competição o fracasso desmente os bajuladores da entidade (pessoas que vivem de favores da confederação), desmente seus dirigentes (amigos do “rei”, para continuar tudo da mesma forma).
Algo precisa mudar, e não é tirando o sofá da sala…
Um técnico que diz…””Esse formato da BJK”” favorece nosso jogo de Duplas…Sendo que antes do jogo de Duplas vem o jogo de simples…E na fase que o Tênis Feminino passa…O jogo de Duplas não vale de nada…Porque já chega com as derrotas certas no jogo de simples…Então o que adianta favorecer se não vai servir pra nada o jogo de Duplas…Já mostra que esse técnico não tem visão nenhuma
Concordo plenamente contigo! O formato da Billie Jean King Cup é muito ruim! O primeiros confronto deveria ser o jogo de duplas e, em seguida, as 2 partidas de simples… Somente com as duplas sendo o primeiro jogo, passaria a ter alguma relevância!!! Já que em um torneio de “Seleções Nacionais” a prioridade deveria ser para o jogo de duplas, o qual deveria sempre iniciar os confrontos!!!
Clichê. Tautologia.
É óbvio que tem de trabalhar, e muito.
Em 2014, 2015, levamos dois jovens de São Paulo para o Rio de Janeiro para disputar uma etapa do brasileiro da CBT, que deveria ser sub 18 e na prática, era sub 23. Meninos de 15 anos tendo que jogar com marmanjos de 23 anos. Resumo. Acredito que a CBT permitia está disparidade em favorecimento a alguns pais influentes para beneficiar seus filhos que não seguiram no profissional e nem iam pra faculdade. Só o que conseguiram foi atrapalhar possível carreira dos jovens de 14, 15 anos.
Fica aí um registro de algo que presenciei e considero fraude.
Vergonha. Sem autocrítica. Atuação lamentável
Senhor moderador: meus comentários nunca são publicados. Por que será?
Os comentários nunca são liberados automaticamente. Eles passam pela redação para devida observação.
Este torneio Billie Jean King Cup é tão inexpressivo e irrelevante que deveria somente servir para juvenis ou jogadoras com ranking ruim ganharem experiência e tempo de quadra e não para jogadoras veteranas como a Beatriz Haddad que precisa somar pontos para se manter no TOP 20… O WTA 500 de Charleston era muito mais importante para a Bia, primeiro porque vale 500 pontos ao passo que a Billie Jean King Cup vale ZERO pontos no ranking e depois porque é no saibro enquanto a Billie Jean King Cup na República Tcheca é em quadra dura… Erro de estratégia da Beatriz Haddad que já começou errado com a sua temporada do saibro!!!
Ela precisa? Ela precisa somar pontos pra se manter no top20? Quem definiu isso? Vc? Vc trabalha no staff dela, define as metas, interesses e objetivos dela? Vc não acha que é muita auto estima e muita presunção vc definir qual o objetivo do tenista?