Cincinnati (EUA) – Integrante do conselho de jogadoras da WTA, a norte-americana Jessica Pegula destacou a falta de comunicação entre os tenistas e os Grand Slam, principalmente no caso do US Open, em que a organização do torneio resolveu reformular a disputa de duplas mistas sem consultar os tenistas em momento algum.
“Estou honrada por terem me convidado para jogar. Acho que vai ser ótimo, acho que vai ser divertido e acho que os fãs vão gostar muito. Ao mesmo tempo, não achei a forma como eles conduziram a situação tão bem”, pontou a norte-americana, que se juntará a Tommy Paul no torneio reformulado de dois dias
O evento de duplas mistas agora acontecerá na semana anterior ao começo das chaves principais, terá duração de dois dias e será disputado em sets indo até 4. A mudança mais controversa é o número limitado de 16 equipes: oito inscrições diretas com base no ranking de simples, e não de duplas, e oito convites
“Nós pensamos: ‘Ok, vocês (US Open) simplesmente agiram de forma desonesta, mudaram o formato e não contaram a ninguém. Vocês conversaram com os jogadores? Ouviram a opinião deles sobre como poderia ser melhor? Acho que isso é algo em que nós, como jogadores, estamos tentando trabalhar, para que essa linha de comunicação seja muito mais fluida”, disse Pegula.
A resposta dos jogadores às mudanças foi bastante dividida, com muitos especialistas em duplas se opondo veementemente. Por causa da utilização do ranking de simples, muitos dos melhores jogadores de duplas estão efetivamente excluídos. “Acho que talvez se houvesse feedback sobre o formato, a (reação) seria um pouco diferente, não tão heterogênea”, falou a norte-americana.
“Quer dizer, acho que os fãs ainda vão ficar animados. Mas não é bom quando os jogadores dizem que estão chateados por não poderem jogar, ou que é uma forma de ganhar dinheiro e agora não têm. Acho que vai ser um evento muito divertido, mas, ao mesmo tempo, sim, gostaria que eles tivessem se comunicado um pouco melhor conosco”, finalizou.
Protesta, chama a ITF de desonesta mas se sente honrada em participar? Que comportamento dúbio é esse? Como representante dos jogadores deveria protestar e se recusar a jogar.