Melbourne (Austrália) – Finalista de dois Grand Slam na última temporada, Jasmine Paolini estreou no Australian Open com vitória em sets diretos. A número 4 do mundo precisou de apenas 1h13 para vencer a chinesa Sijia Wei, 117ª do ranking e vinda do quali, por 6/0 e 6/4 nesta terça-feira.
Paolini chegou pelo menos às oitavas em todos os Slam de 2024, com vice-campeonatos em Roland Garros e Wimbledon. A italiana de 29 anos faz sua sexta aparição em Melbourne e havia caído na estreia nas quatro primeiras vezes que jogou na Austrália. Sua próxima rival pode ser a norte-americana Taylor Townsend ou a mexicana Renata Zarazua.
Diante de uma adversária que buscou ter maior iniciativa nos pontos, especialmente no segundo set, Paolini contou com sua solidez do fundo de quadra. Ela até fez menos winners, 14 contra 19, mas Wei cometeu 29 erros não-forçados contra 12 da italiana. Apesar do ‘pneu’ no primeiro set, a italiana enfrentou games longos no saque e salvou break-points em dois deles. Já a segunda parcial teve apenas uma quebra.
Five feet of fury! No.4 seed @JasminePaolini powers into the second round, defeating Wei 6-0 6-4.@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/7Zf30pd3t9
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 14, 2025
Campeã do WTA 500 de Adelaide no último sábado, Madison Keys aproveitou o embalo da semana anterior e estreou com vitória em Melbourne. Agora ocupando a 14ª posição do ranking, a norte-americana venceu a compatriota Ann Li por 6/4 e 7/5. Sua próxima rival é Elena Ruse, que veio do quali e venceu um duelo romeno contra Irina Begu.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Também avançou a tunisiana Ons Jabeur, ex-número 2 do mundo e atual 39ª do ranking. De volta ao circuito depois de ter sofrido com lesões no joelho e no ombro na última temporada, ela venceu a ucraniana Anhelina Kalinina por duplo 6/3. Sua próxima rival pode ser a grega Maria Sakkari ou a colombiana Camila Osorio.
A cazaque Yulia Putintseva, que fez semi em Adelaide, bateu a armênia Elina Avanesyan por 4/6, 7/5 e 6/2,. Ela enfrenta a chinesa Shuai Zhang que fez 6/3 e 6/4 contra a norte-americana McCartney Kessler, campeã em Hobart na última semana.
Paolini e Jabeur. Duas das mais raçudas tenistas da atualidade. Gosto muito da postura delas em quadra. Batalhadoras e humildes. Acredito que pelo menos uma delas irá longe no AO deste ano.