Ostapenko bate Kasatkina e é campeã em Adelaide

Foto: Adelaide International

Adelaide (Austrália) – A letã Jelena Ostapenko é a campeã do WTA 500 de Adelaide. Neste sábado, a atual número 12 do mundo superou a russa Daria Kasatkina, 15ª colocada no ranking, com parciais de 6/3 e 6/2 em 1h16 de partida. Este foi o sétimo título de Ostapenko em 15 finais disputadas no circuito e o terceiro em torneios de nível 500.

A campanha vitoriosa em Adelaide levará Ostapenko de volta ao top 10, ocupando exatamente a décima posição. Ela, no entanto, já havia garantido essa colocação somente por chegar às quartas de final, ultrapassando a paulista Beatriz Haddad Maia e a tcheca Barbora Krejcikova, que foram eliminadas ainda na primeira rodada.

Já Kasatkina buscava também o sétimo troféu da carreira e o quinto de WTA 500, mas acabou ficando com o vice-campeonato pela oitava vez em 14 decisões na elite do circuito feminino. No ano passado, ela também foi finalista em Adelaide e acabou sendo derrotada pela suíça Belinda Bencic, vencendo apenas dois games na partida. Por igualar a campanha de 2023, ela avançará apenas um posto, alcançando a 14ª posição do ranking.

As duas tenistas agora focam sua atenção no primeiro Grand Slam da temporada. Cabeça 11 no Australian Open, Ostapenko estreará contra a local Kimberly Birrell, 117ª do mundo, enquanto a 14ª pré-classificada Kasatkina enfrenta a norte-americana Peyton Stearns, 48ª colocada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

O jogo
A partida começou com muitas dificuldades para as sacadoras. Logo no primeiro game, Jelena Ostapenko precisou salvar dois break-points antes de confirmar o serviço. Na sequência, ela superou o saque de Daria Kasatkina, mas a russa devolveu a quebra em seguida. No sexto game, depois de desperdiçar três breaks, a letã obteve a vantagem definitiva e administrou a parcial até o fim. Destaque para os 81% de pontos ganhos quando colocou o primeiro saque em quadra, contra apenas 56% da adversária.

No segundo, a história se repetiu e Ostapenko quebrou o serviço de Kasatkina já no começo. Desta vez, no entanto, ela não permitiu a reação da oponente e obteve nova quebra para abrir 4/1. A russa chegou a diminuir a vantagem no sexto game, mas perdeu o saque pela terceira vez e viu a letã fechar o jogo em seu quarto match-point no game final. Assim como na primeira parcial, Ostapenko prevaleceu nos pontos ganhos com o primeiro saque, 74% diante dos 45% da rival.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leo
Leo
10 meses atrás

Ela vai ser muito perigosa esse ano. Parece em melhor forma, mas ainda há muito o que melhorar em relação a quando venceu RG. Ainda se percebe a papada e nos braços grandes que ela ainda não está no seu melhor.

Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Leo

Leo ,depois de muito tempo a gordinha,Ostapenko, venceu um torneio agora ela precisa evoluir a parte técnica e também física limitadas como a maioria das tenistas atualmente, talvez a Ostapenko e Ribakina, mulher de gelo, são as únicas que não pipocam para a IGA.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
10 meses atrás

Atropelou geral e voltou pro ranking de direito! O grande mistério é a Sakkari estar no top 10 por tanto tempo rsrs

Flávio
Flávio
10 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Pois é Fernando Venezian sempre falo isso aqui, porém vem os sabem nada aqui encherem o saco e negando de fatos, pois a Sakkari é uma das piores tenistas da história a ocupar o top 10,por isso eu sempre falo que o tênis feminino é limitado demais.

Ubiratan (Black)
10 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

É! Sakkari tava caindo junto com Garcia no fim do ano e conquistou Guadalajara onde todo mundo foi eliminado, o que facilitou pra ela pegar só duas top 50. Para completar, como alternate do Finals, ganhou mais uns 400 por perder todas as partidas. Agora é esperar pra ver.

Ubiratan (Black)
10 meses atrás

Resta os parabéns! qualidade de todas já se sabe mas ela vinha mostrando esse maior foco e capacidade de resistir e de ser mais efetiva. Mais um jogo onde ela é quebrada e tem outros BP não aproveitados pelas adversárias, enquanto ela vai lá e confirma. Certamente os 2 WO que favoreceram Kasatkina nos últimos 2 jogos, no final a prejudicaram em termos de ritmo de jogo.
As duas foram eliminadas mas QF de Brisbane semana passada, estão competitivas. Mas, claro, Ostapenko vai mais afiada pro AO. Ela tem a Azarenka no seu quadrante para um possível terceiro jogo, a responsável por essa última eliminação, onde o jogo esteve para os 2 lados e ela que deixou BP não aproveitado, além da velha reclamação com a juíza. Nas oitavas teria a Vondrousova, que não tem feito nada depois do US Open. E depois, a Iga. Então, acho que é um caminho razoável para as quartas. Ela está elevando bem o sarrafo do top 10 e poderá agora jogar menos pressionada com os pontos de QF a defender pois, nesse soma e subtrai, conseguiu agora uma boa gordurinha pra poder queimar lá e no mínimo se manter colada nos 3000 pontos, próxima ao top 10.
A Kasatkina poderá pegar Ribakina nas oitavas mas eu não aposto que chegará lá.

Última edição 10 meses atrás by Ubiratan (Black)
Camila
Camila
10 meses atrás

Parabéns Ostapenko!!!! Realmente voltou com toda força, é chata, encrenqueira, mas luta muito. Muito merecido o prêmio!! Top 10 , parece que vai dar trabalho as adversárias este ano.

André
André
10 meses atrás

Muita gente não gosta da Ostapenko, eu acho ela uma baita jogadora. Uma bola profunda que machuca sempre e um gênio complicado de lidar, mas que não entrega o jogo nunca. Vai ser briguenta, chata e reclamona, mas enquanto fizer o que faz em quadra está perdoada.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
10 meses atrás

Eu também acho a Ostapenko uma grande jogadora. Se ela começar a criar um plano B pra enfrentar jogadoras como a Sabalenka, Azarenka, Rybakina e Gauff, que sabem enfrentar o jogo agressivo dela, acredito que vai conseguir se colocar entre as Top 5 ou Top 6 do ranking.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
10 meses atrás

Pra quem acha um mistério a Sakkari estar entre as Top 10, recomendo estudar como que são calculados os pontos para a formação do ranking da WTA e aí o mistério será desfeito.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.