Melbourne (Austrália) – Um ano depois de duelarem na primeira rodada do Australian Open, Naomi Osaka e Caroline Garcia voltaram a se enfrentar na Rod Laver Arena. E diferente do que aconteceu em 2024, quando a francesa levou a melhor em sets diretos, a japonesa conseguiu a revanche e venceu por 6/3, 3/6 e 6/3.
Ex-número 1 do mundo e bicampeã do Australian Open, Osaka está com 27 anos e ocupa o 51º lugar do ranking. De volta ao circuito, depois de se tornar mãe em 2023, a japonesa iniciou a temporada chegando à final em Auckland, mas precisou se retirar da partida contra a dinamarquesa Clara Tauson, há oito dias, por lesão muscular na região abdominal.
Depois de marcar sua terceira vitória em cinco jogos contra Garcia, Osaka enfrenta na segunda rodada a tcheca Karolina Muchova, número 20 do mundo, que marcou um duplo 6/1 contra a argentina Nadia Podoroska. Muchova lidera o histórico contra a japonesa por 2 a 1, com uma vitória recente no último US Open. A tcheca de 28 anos já foi semifinalista em Melbourne em 2021.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
O reencontro entre Osaka e Garcia começou com games rápidos e pontos definidos em poucas trocas de bola. A japonesa não enfrentou break-points no set inicial e conseguiu duas quebras para começar em vantagem. Na parcial seguinte, com apenas 29% de primeiros serviços em quadra, Osaka ficou mais vulnerável ao jogo agressivo de Garcia desde as devoluções. A francesa quebrou duas vezes e igualou a partida. Mas no terceiro set, a ex-número 1 abriu vantagem cedo e salvou todos os quatro break-points que enfrentou para fechar a partida.
Collins também avança em Melbourne
Quem também estreou com vitória em Melbourne foi a norte-americana Danielle Collins, número 11 do mundo e finalista da competição em 2022. A experiente jogadora de 31 anos passou pela ucraniana Daria Snigur com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3.
A próxima adversária de Collins será a australiana Destanee Aiava, 195ª do ranking e vinda do qualificatório. A jogadora de 24 anos passou pela belga Greet Minnen com as difíceis parciais de 5/7, 7/5 e 76 (10-5) após 3h de partida nesta segunda-feira.
Ainda nesta segunda-feira, a belga Elise Mertens acabou com uma sequência de 15 vitórias da suíça Viktorija Golubic por 4/6, 7/¨(10-8) e 6/4. Semifinalista em Melbourne em 2018, Mertens é a próxima rival da norte-americana Jessica Pegula, sétima cabeça de chave.
Foi um jogasso msm as duas tendo altos e baixos, pra mim carol Garcia jogou todo o 3 set melhor que a osaka, só os 2 games que ela foi quebrada que ela jogou um pouco abaixo, osaka foi mt mais decisiva nos momentos certos isso que fez ela ganhar
Também vi isso, pois a francesa é mais técnica que a Osaka o problema é que ela tem baixa condição física, em relação a Osaka o seu estilo de jogo é igual da Iga, ou seja, com pouco recurso técnico que apenas joga na força, mas acho que a polonesa leva vantagem aí, a meu ver, devido ao seu melhor mental.
OSAKA não passa da MUCHOVA…
isso e´ o mais provável….porém, se a Naomi ajusta a sua concentração (e o 1º saque)… não sei não