Meca (Arábia Saudita) – A tunisiana Ons Jabeur e o marido Karim Kamoun visitaram Meca nesta semana, conforme revelou em suas redes sociais. A jogadora de 30 anos e ex-número 2 do mundo aparece com o corpo totalmente coberto, conforme manda sua religião em respeito ao local sagrado dos muçulmanos.
Jabeur está afastada das competições desde setembro. Ela anunciou na época que não jogaria o restante da temporada para tratar uma lesão no ombro. Também em 2024, a tunisiana precisou de injeções no joelho para manter um calendário de competições no primeiro semestre. Seu melhor resultado no ano foi alcançar as quartas de final em Roland Garros. E atualmente a tenista está no 42º lugar do ranking.
O casal fez o que se chama de Umra, que é considerada uma boa ação, mas não substitui a peregrinação à Meca. A Umra pode ser realizada durante todo o ano e inclui apenas os ritos realizados na Grande Mesquita de Meca. Já a peregrinação, conhecida como Hajj, é realizada por muçulmanos na cidade sagrada para a religião e deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano adulto, que tenha condições econômicas e saúde para fazê-la.
A peregrinação ocorre no 12º mês do Calendário Islâmico, entre o oitavo e o décimo terceiro dia do mês de Dhu al-Hijja. Neste ano, o período da peregrinação foi de 14 a 19 de junho e foi marcada por uma tragédia, a morte de pelo menos 922 peregrinos de diferentes nacionalidades, a maioria em decorrência do calor extremo.
Os peregrinos percorrem locais como Monte Arafat, Muzdalifa e o Vale da Mina, mas a jornada começa e termina em Meca. A peregrinação consiste numa série de ritos religiosos, incluindo a visita e a caminhada em torno da Kaaba sete vezes. Para participar, o peregrino deve solicitar um visto especial para o Hajj.