Xangai (China) – Um dos maiores rivais da carreira do espanhol Rafael Nadal, que terminará em novembro deste ano na Copa Davis, o sérvio Novak Djokovic não deixou de expressar seus sentimentos pela notícia da aposentadoria do canhoto de Mallorca, divulgada nesta quinta-feira através de suas redes sociais.
Djokovic publicou uma singela mensagem em sua conta no Instagram para enaltecer o rival espanhol. “Rafa, um post não é suficiente para expressar o respeito que tenho por você e o que você fez pelo nosso esporte. Você inspirou milhões de crianças a começar a jogar tênis e acho que essa é provavelmente a maior conquista que alguém pode desejar”, escreveu o sérvio.
“Sua tenacidade, dedicação e espírito de luta serão ensinados por décadas. Seu legado viverá para sempre. Só você sabe o que teve que suportar para se tornar um ícone do tênis e do esporte em geral. Obrigado por me levar ao limite tantas vezes em nossa rivalidade que mais me impactou como jogador. Sua paixão por representar a Espanha sempre foi notável”, acrescentou Djokovic.
O sérvio não apenas destacou Nadal, mas garantiu que pretende acompanhar de perto sua despedida do circuito. “Desejo a você a melhor despedida possível em Málaga com o time da Copa Davis da Espanha. Estarei lá pessoalmente para prestar homenagem à sua carreira estelar”, finalizou o recordista de títulos de Grand Slam.
Kyrgios também enaltece Nadal
Sempre irreverente, o australiano homenageou Nadal de uma forma peculiar, mas não deixou de destacar a importância e o legado que o espanhol deixou para o tênis. “Tivemos nossas diferenças, mas você foi um guerreiro e tanto. Muitas felicidades e boa sorte com o que vier a seguir”, escreveu em sua conta no Twitter/X.
“Eu tive pesadelos com o Rafa que me fizeram dormir mal. Vou sentir falta deles. Era uma pessoa para quem eu costumava me preparar, ele era uma motivação – acho que uma inspiração. Pô, é verdade, tem pessoas que realmente tiram o melhor de você. Você era uma dessas pessoas. Droga”, disse Kyrgios, lamentando a aposentadoria de Nadal.
O australiano enfrentou o canhoto de Mallorca nove vezes, perdeu seis e venceu três, duas delas em Wimbledon, onde bateu o espanhol no primeiro encontro entre eles e também no último. “Rafa não se aposente, quero jogar com você uma última vez”, comentou Kyrgios em outra mensagem.
Rafa don’t retire I wanna play you 1 last time
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) October 10, 2024
Damn. I’ve had nightmares that have woke me up about Rafa ☹️ I’m gonna miss them. This was someone that I used to prepare for ☹️ he was a motivation – I guess an inspiration. Fuck – it’s true- people do bring the best out of you. You were one of those people 🙏🏽 damn…..
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) October 10, 2024
We had our differences but you were one hell of a warrior. Best wishes and goodluck with whatever comes next. https://t.co/ZRHMRcSqFI
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) October 10, 2024
Uma pena que o principal rival de Goldenole pendurará a raquete tão antes que ele. Seus jogos e sua qualidade de tênis faziam muito bem ao circuito.
Não é grande pessoa e tem tiques irritantes, mas era quase imbatível no saibro e muito forte nos outros pisos também. Acho que o mental mais forte do tênis (talvez junto com Borg, que não é da minha época). Por isso era muito interessante ver grande jogos com ele e, no meu caso, sempre torcer contra, hehe.
Dez entre dez tenistas acham que Rafa é uma grande pessoa. Talvez você esteja misturando suas predileções pessoais com avaliação de caráter.
Cansei de queimar a língua com esse cara, ele era carne de pescoço mesmo. Se parou é porque não tinha mais como jogar em alto nível.
Lamentavelmente a vida é assim, primeiro foi o maestro Federer, agora Nadal e daqui a pouco o sérvio, então galera vamos parar com brigas mesquinhas de fãs e aproveitem para valorizar o que fizeram, porque o sérvio vai parar daqui a pouco e não terá outros ficando apenas as lembranças daquilo que já fizeram.
Maior rivalidade da história.
Se Federer e Nadal fossem melhores que Novak, eles teriam completado o tênis. Eles tiveram bastante oportunidade para fazer isso! Messi tinha talento e completou o futebol. Por que Fedal não completou o tênis? Por causa disto:
Novak é o goat.
Exatamente isso o Djokovic completou o tênis pois ele jogava bem em todos os pisos e era um dos únicos que conseguiu fazer frente ao Nadal no saibro. Nadal fora do saibro era inferior ao Djokovic e o Federer no saibro era inferior ao Nadal e ao Djokovic. Por isso Djokovic conseguiu ganhar tudo no tênis pois é um jogador completo e isso o torna o melhor de todos os tempos.
Gosto muito do Big 3 e valorizo todos eles pois conseguiram grandes conquistas.
Mas temos que concordar com uma coisa, o calendário do tênis é majoritariamente de quadra dura, o que mais favoreceu a especialidade do Djokovic. E ele ainda contou com a desaceleração do piso o que beneficiou muito o seu estilo de jogo mais ainda o seu backhand sempre dando um tempo maior para suas devoluções. Não tem nenhum Masters na grama e não teve nenhum finals no saibro o que faria o Djokovic ter mais que os dois, era a lógica. Claro que ele tem muitos méritos em ter conquistado tanto nesses pisos.
Para quem diz que o Djokovic é muito melhor que o Federer no saibro, se enfrentaram 8 vezes e está 4×4 e 1×1 em Roland Garros. Federer perdeu as 4 finais que fez contra o Nadal e o Djokovic perdeu as 3 finais contra o Nadal. As finais contra o Federer o Nadal estava no auge do auge, jogou um nível no saibro que provavelmente será quase impossível alguém conseguir atingir e as finais contra o Djokovic o Nadal ainda era um monstro, mas não tão monstro como aquele que jogava no auge do auge.
A primeira final ganha do Djokovic foi em 2016 contra o Murray, que não é um grande jogador no saibro mas que estava no melhor ano da carreira, a segunda final foi em cima do Tsitsipas e a terceira em cima do Casper Ruud, o que muitos diriam ser uma grande piada já que mostra a entressafra do tênis, já que o Federer já estava envelhecido e praticamente aposentando e o Nadal já sofrendo com lesões e ficando cada vez mais longe do seu nível. Novamente méritos do Djokovic por continuar em forma e cuidar do seu físico.
Na grama o primeiro jogo entre Federer e Djokovic foi quando o Federer tinha 31 anos e ele venceu. O segundo jogo ele tava com 33 anos, no terceiro jogo estava com 34 anos e no quarto jogo com 38 anos, dois deles foi para 5 sets e outro para 4 sets, e o Djokovic venceu os 3 jogos. Por quê não teve jogos entre eles antes na grama? Quando o Federer tava no auge em Wimbledon porque o Djokovic nunca chegava para enfrentá-lo? Era mais jovem, mas já de grande potencial porém ainda não chegava muito longe. Mas depois disso a consistência e regularidade que o Djokovic conseguiu manter realmente é impressionante.
Os 3 são incríveis e isso deve ser sempre enaltecido .
O calendário sempre foi o mesmo para todos. Desculpa de idade de novo? É sério?
Federer não ganhou de Agassi velho? Aí não tem desculpa da idade. Não ganhou slam em 2017 com a ausência de Djoko?
E djokovice não ganhou o primeiro rolanga com a ausência de Nadal e Federer?
Comentário perfeito e é isso aí mesmo, agora vou acrescentar mais uma coisa no seu ótimo comentário que é o fato do Federer ter conquistado muita coisa com apenas uma mão isso é coisa de gênio mesmo, não quer dizer que Djokovic ou Nadal não sejam é que as condições para o Federer era mais dificil do que os outros 2, por isso o feito dele precisa ser lembrado como surreal.
Djokovic é muito melhor do que o Federer no saibro, pois tem 3 RG, 11 Masters 1000 e 1 Olimpíada no piso, além de ter batido Nadal 9 vezes (2 em RG). Federer só tem 2 vitórias, nunca venceu em RG e também não tem Monte Carlo e Roma. O auge do auge do Nadal foi de 2010 a 2013.
Federer não chegou para enfrentar Djokovic em 2010, 2011 e 2013 em Wimbledon e em 2014/2015 era bem novinho ainda, com apenas 32/33 anos, sendo que chegou com muito menos tempo em quadra. O sérvio é superior na grama também e por isso o bateu em 3 finais.
A diminuição da velocidade já passa dos 20 anos, foi antes do auge do suíço, ou seja, mais uma desculpa que não cola, como a de idade.
Djoko é o GOAT incontestável, abs.
O post é sobre Nadal, vocês são chatos.
Cara, dixa de ser viajante que cada um foi genial( Maestro um pouco mais) naquilo que fizeram, não quer dizer que um sendo mais ganhador de slam do que outro pode apagar o que eles fizeram tanto é que A ou B ou C se respeitam porque sabem da grandeza de cada um, então cara é vazio e não procede o seu ponto de vista, desculpa, porque os 3 foram geniais e o Federer ganhou muita coisa com apenas uma mão isso foi surreal, pois sabemos que alcançar o feito vom apenas uma mão é muito mais difícil do que com duas.
nunca serão
Golden GOAT sempre com belas palavras, tal qual na despedida de seu outro grande rival, in loco na Laver Cup.
Obrigado Nadal, vc é merecedor de tudo que conquistou no mundo do tênis.
Junto com Federer e Djoko, nos presenteou com belos esperáculos.
Curta sua merecida aposentadoria.
O tênis agradece por vc.
Quem Deus continue te protegendo.
A bem da verdade, Djokovic foi o u ícone adversário descente que Nadal teve no saibro, e ainda assim ficou a léguas de distância de Rafa. Thiem poderia ter rivalizando mais com Nadal também, mas infelizmente, não conseguiu a consistência necessária. Federer nunca foi ameaça pra Rafa no saibro, nem mesmo quando o touro ainda era um feto no circuito.
Federer nunca foi ameaça? Kkkkk
Foi somente o único jogador da história a aplicar pneu em Nadal no saibro. É pouca coisa né
Sem dúvidas algumas a maior rivalidade do tênis mundial, mesmo fazendo a maioria dos seus embates no saibro, o GOAT conseguiu superá-lo no head-to-head, isso é incrível, é claro que o Nadal sempre vai falar que o Grande Maestro será sempre o seu maior rival, mas os números e a trajetória dos três dizem ao contrário, sentirei falta, da época que ficava grudado na televisão, admirando o Federer, torcendo pelo Djokovic e secando o Touro.
Apesar de chato, Nadal vai fazer muita falta.
Pedro, fique atento às normas dos comentários… não escrever em letras maiúsculas!!