Bastad (Suécia) – O português Nuno Borges será o adversário do espanhol Rafael Nadal na final do ATP 250 de Bastad. Cabeça de chave número 7, ele confirmou o favoritismo na segunda semifinal deste sábado e bateu o argentino Thiago Tirante em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, em apenas 70 minutos.
Enquanto o experiente Nadal vai disputar sua 131ª final, Borges chega pela primeira vez em uma decisão em nível ATP. Ele se tornou o quarto português da história a conseguir esse feito, seguindo os passos de João Sousa (12), Pedro Sousa (1) e Frederico Gil (1).
Atual 51 do mundo, Borges vem bem perto de sua melhor marca no ranking, tendo alcançado o 46º posto em fevereiro deste ano, e irá bater seu recorde pessoal com a campanha desta semana. Ele será o 45º com a final e pode subir até a 41ª colocação se for campeão no domingo.
Com 27 anos, o português fez um caminho raro para os tenistas europeus e passou pelo universitário norte-americano antes de se firmar no circuito. Ele jogou por quatro anos na Mississippi State University, chegando a ficar 31 jogos sem perder nos torneios da NCAA.
Borges apostou na consistência para derrotar Tirante em sua primeira semifinal de ATP, cometendo apenas seis erros não forçados contra 14 do rival. O português também teve mais winners (16 a 13) e foi muito bem no saque, com 80% de aproveitamento e apenas uma quebra sofrida.
Se não tremer na base, vencerá facilmente amanhã! Nadal muito frágil tecnicamente…
1º final do português, que poderá surpreender o Nadal. Seu melhor ranking na verdade foi o 46º, não o 47º, que será superado com esta final
De fato o melhor ranking foi a 46ª colocação. A informação foi corrigida, obrigado!
esse talentoso lusitano vencerá o baloeiro amanhã