PLACAR

Next Gen Finals traz ainda mais novidades para 2023

Foto: Sam Jacot/ATP Tour

Jeddah (Arábia Saudita) – Torneio utilizado pela ATP para testar inovações e mudanças, o Next Gen Finals seguirá esta proposta em 2023, estreando algumas novidades em sua primeira edição disputada na Arábia Saudita. O torneio acontecerá em Jeddah entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

Segundo a ATP, as mudanças para 2023 foram definidas para acelerar o formato acelerado do evento, melhorar a experiência dos torcedores e enriquecer os dados e análises para jogadores, treinadores e torcedores.

Veja as alterações para a edição de 2023:

– As partidas começarão imediatamente após o sorteio, com uma quadra de treino separada disponível para aquecimento.

– Um novo máximo de 8 segundos será introduzido entre o primeiro e o segundo saque. Isto também se aplica após “let” no primeiro ou segundo saque. Tal como nas edições anteriores, o tempo entre pontos será reduzido de 25 para 15 segundos se o ponto anterior for em menos de três bolas.

– Os jogadores poderão rastrear e visualizar dados biométricos durante as partidas por meio de dispositivos que estarão usando – fornecendo uma visão abrangente de seu desempenho físico e respostas ao estresse.

– Um novo Índice de Fisicalidade, desenvolvido pela Tennis Data Innovations (TDI) e Kinexon, irá capturar o esforço físico através da tecnologia de rastreamento do jogador e da bola. Os insights existentes do TDI, como a qualidade do golpe, serão aproveitados no estádio pela primeira vez.

– A recém-lançada plataforma Tennis IQ estará disponível para os treinadores em quadra, juntamente com imagens de vídeo marcadas com dados da partida atualizados em tempo real e visualizados no estádio.

– Uma nova competição pré-evento fora da quadra, Basecamp, medirá as habilidades e a fisicalidade dos jogadores por meio de uma série de testes, criando novas maneiras para os fãs analisarem as estrelas em ascensão do jogo.

– A cadeira do árbitro será rebaixada para reduzir a obstrução visual dos torcedores na arena. As chamadas de linha eletrônica ao vivo permanecem em vigor em todas as chamadas de linha.

– Placar simplificado para melhorar o envolvimento e a compreensão dos fãs.

O formato de pontuação continuará em melhor de cinco sets, vencendo quem chegar primeiro a quatro games e com tiebreak disputado em 3/3. As partidas serão disputadas usando o formato de pontuação No-Ad, com o sacador escolhendo o lado de serviço no 40-40.

Também segue permitida a livre movimentação dos torcedores no estádio, exceto atrás das linhas de base. Outro ponto são as trocas reduzidas, sem mudança de lados após o primeiro game de um set. No final do set, os jogadores ficarão sentados por 90 segundos (abaixo dos 120 segundos).

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE