Santos (SP) – O norte-americano de 20 anos Bruno Kuzuhara contará com o apoio da torcida nas rodadas finais da Santos Brasil Tennis Cup. Classificado para as quartas de final do challenger disputado no Tênis Clube, Kuzuhara é nascido em São Paulo, onde boa parte de sua família ainda mora. Os pais se mudaram com ele para o Estados Unidos quando Bruno era bebê, e lá estudou e aprendeu a jogar tênis. No juvenil, conquistou o Australian Open da categoria e chegou à liderança do ranking. Já como profissional, ocupa o 469º lugar da ATP.
“Eu estou em casa com certeza. Meu tio veio de São Paulo pra torcer, tinha mais gente do meu lado e espero avançar para a semifinal e final para toda a família poder vir torcer”,disse Kuzuhara, em um português perfeito, após a vitória sobre o turco Ergi Kirkin, 251º do ranking, por 6/3, 4/6 e 7/5 em 3h06 de partida nesta quinta-feira. Ele perdia o último set por 5/3, mas terminou a partida vencendo quatro games seguidos.
“Foi a volta da nossa partida em Porto Alegre, na semana passada. Um jogo duro, mas com o apoio do meu tio e da torcida consegui a vitória hoje”, acrescentou. O adversário de Kuzuhara nas quartas de final será o libanês Hady Habib, cabeça de chave 4 e 286º do ranking, que derrotou o uruguaio Franco Roncadelli por 6/4 e 6/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Para Kirkin, a derrota encerra a gira sul-americana que ele fez pela primeira vez na carreira e que vai ficar para sempre na memória, especialmente após a coqnuista na capital gaúcha no último domingo. “Meu primeiro título de challenger será uma lembrança que vou guardar para sempre e o Brasil vai ficar comigo também. Com esse ranking posso tentar jogar challengers na Europa e quem sabe começar a viajar com meu técnico, porque 80% das vezes tenho viajado sozinho e não é fácil”, contou o tenista de 25 anos.
Quem também garantiu vaga nas quartas de final é o paraguaio de 20 anos Daniel Vallejo, 299º do ranking, que nem entrou em quadra, após a desistência do peruano Gonzalo Bueno, que sentiu febre. Seu próximo adversário virá do jogo entre os argentinos Renzo Olivo e Alejo Lingua Lavallen, que será retomado nesta sexta. Lavallen liderava por 7/6 (7-2) e 3/0 quando o jogo foi interrompido. Outros dois argentinos estão previstos para as quartas, Hernan Casanova contra Juan Bautista Torres, enquanto Gonzalo Villanueva desafia o cabeça 2 Santiago Taverna.
Brasileiros se despedem da chave de duplas
Os brasileiros se despediram nas quartas de final de duplas. O catarinense Pedro Boscardin e o parceiro cazaque Dmitry Popko foram superados pelo israelense Roy Stepanov e o colombiano Andres Urrea por duplo 6/4. Já Bruno Kuzuhara e o paulista Nicolas Zanellato se retiraram do torneio após o jogo duríssimo de Kuzuhara em simples. Ele relatou ter sentido desidratação. Com isso, os argentinos Leonardo e Valerio Aboian avançaram diretamente à semifinal.
A Santos Brasil Tennis Cup está de volta ao litoral paulista e é apresentada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, conta com o copatrocínio de Trinity, Stella Artois Pure Gold, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial. Apoio de AppTicket. O evento é realizado no Tênis Clube de Santos, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.
Se fala português perfeitamente (sem sotaque de estrangeiro), eu considero brasileiro. Provavelmente tem dupla nacionalidade. No tênis representa os EUA, mas imagino que também tenha cidadania brasileira.
Ele é brasileiro. Nasceu aqui.pode ter tripla nacionalidade já que é descendente de japones.
Torcendo para o Bruno